Brasil Open Badge

4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa

4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa

Muitas empresas ainda estão descobrindo os benefícios das medalhas digitais.

Para ajudar você e sua empresa nesse caminho, falaremos da importância de desenvolver os colaboradores através das medalhas. Afinal, quem faz a empresa são as pessoas.
Falaremos sobre 4 benefícios: a certificação das habilidades de cada colaborador, a confirmação das soft skills, o estímulo ao treinamento e a validação da qualidade destes profissionais.Portanto, sem delongas, vamos ao conteúdo que preparamos para você!

4 benefícios das medalhas digitais

As medalhas digitais (ou open badges) surgiram para revolucionar o modo como os profissionais interagem com o mundo digital e veloz em que vivemos.Em um ambiente de trabalho competitivo e com pressão para resultados, surge a necessidade de se diferenciar, mais uma vez. Hoje o diploma é apenas um detalhe em um currículo.Assim, ao utilizar medalhas digitais, o colaborador acaba trazendo benefícios para as empresas. E é sobre isso que falaremos.

1) Certificação das habilidades

Vamos combinar uma coisa: qualquer pessoa pode escrever o que quiser em um currículo, e quase nenhum profissional de RH vai imaginar que a pessoa está mentindo sobre o que se encontra no CV.Com as medalhas digitais isso é impossível de se fazer. Um profissional só consegue atestar uma habilidade através de open badge se realmente conquistou aquela medalha em um treinamento oficial.Graças à tecnologia das medalhas ligadas à Blockchain, as informações são seguras, e a empresa contratante tem a certeza de que aquele novo colaborador possui os certificados mostrados no seu currículo.

2) Confirmação de soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Então como as medalhas digitais ajudam com isso?Bem, seguimos praticamente a mesma ideia do item anterior: atestando a habilidade ou curso concluído através da segurança de informação das medalhas digitais.Exemplos de soft skills que podem ser atestadas por um curso (e consequentemente por medalhas digitais) são Capacidade de Liderança, Trabalho em Equipe e Comunicação Eficaz.Importante dizer, entretanto, que você, líder ou profissional de RH, deve saber que a melhor escola é o dia a dia. Então fique de olho nos profissionais que apresentam essas características. Assim a sua empresa ganha tempo e possíveis líderes futuros!

3) Estímulo ao treinamento

As universidades corporativas já são realidade. E muitos profissionais se sentem mais engajados com o próprio trabalho quando recebem algum tipo de estímulo que poderá levar para o resto da vida.Assim funcionam os cursos específicos que sua empresa pode oferecer. Ao criar uma medalha digital para atestar um curso interno de uma ferramenta técnica, você cria valor para o profissional e para a própria marca da empresa.Se milhares de profissionais passam a compartilhar a imagem da sua marca/empresa na medalha, esse valor intrínseco está sendo transmitido para todos aqueles que forem impactados pela medalha, seja dentro ou fora do ambiente corporativo.No final, profissionais com mais treinamento estão mais preparados para fazer a empresa crescer organicamente.Confira também: Medalhas digitais na gestão de pessoas

4) Validação da qualidade do profissional

Pode parecer óbvio finalizar este texto assim, mas faz sentido usar as próprias medalhas digitais emitidas por grandes empresas, ou pela sua própria, para validar a qualidade de um profissional.Seja o colaborador novo na empresa ou já parte do quadro há algum tempo, uma medalha digital conta muito. Principalmente se ela vem de um grande esforço intelectual. E com isso queremos dizer que sim, é preciso reconhecer a inteligência e empenho de um profissional que conseguiu, digamos, um open badge da Microsoft.Quem não gostaria de ter um profissional deste na equipe? Ele carrega o nome de uma grande empresa para dentro do ambiente de trabalho, incentivando outros colaboradores a se especializarem.E essa competição saudável está sendo cada vez mais ilustrada pelas medalhas digitais, seja no currículo, nas redes sociais, ou em plataformas próprias, como a da Brasil open Badge.

Gostou dos benefícios?

Acesse www.bropenbadge.com para conhecer nosso trabalho.Podemos conversar e te mostrar que as medalhas digitais são sim o futuro das empresas. E este futuro pode ser seu também.Estamos prontos para abraçar as mudanças do mundo digital, ajudar os novos profissionais e criar um caminho de sucesso para as empresas que apostarem na tecnologia dos open badges.Vamos juntos encarar este desafio?Confira também:
5 motivos para emitir medalhas digitais
Como os open badges podem ser utilizados?