Brasil Open Badge

Afinal, o que é Blockchain?

Afinal, o que é Blockchain?

A Blockchain é uma tecnologia que funciona como um banco de dados para armazenamento online de informações.

E neste post vamos falar sobre isso: o funcionamento básico da Blockchain, a segurança que ela traz para os envolvidos, e como essa tecnologia se conecta com o universo das medalhas digitais.

Antes de tudo, vamos entender como a criação da tecnologia está conectada à famosa criptomoeda Bitcoin.

Bitcoin e Blockchain: como se conectam

Dizem que a Bitcoin foi criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. Mas também dizem que a criptomoeda foi desenvolvida por um grupo de empresas.

Como não chegamos num consenso, vamos deixar a principal mensagem aqui: O importante é saber que a Bitcoin foi desenvolvida junto com um código que sustenta essa tecnologia. E esse código deu origem à Blockchain.

O grande diferencial da Bitcoin é que ela é completamente digital. As criptomoedas existem virtualmente, e são armazenadas em um hardware ou até mesmo no celular.

Uma Bitcoin é descentralizada. Ou seja, não tem vínculo com governos, empresas ou bancos. Isso criou todo um sistema econômico alternativo, onde tudo é registrado através da Blockchain.

E o que é Blockchain?

Essa é a pergunta tema do texto. E a resposta pode parecer confusa no começo.

Blockchain, como falamos no início do post, é um tipo de banco de dados que armazena todas as transações de dados criptografados, como a Bitcoin. E o fato das informações serem criptografadas é muito importante.

É possível acessar esse banco de dados do seu computador e ver uma negociação em tempo real. Os nomes e valores envolvidos nas transações são protegidos por códigos, mas você sabe que aquela transação aconteceu, e que ela está gravada no sistema para sempre, pois não é possível voltar atrás em uma negociação na Blockchain.

Como funciona a Blockchain?

Vamos entender a própria palavra: blockchain, em tradução literal, significa cadeia de blocos.

Esses blocos são formados pelas informações sobre as diversas transações ocorridas em um determinado espaço de tempo (costuma ser mais ou menos dez minutos), e cada conjunto de blocos e possui uma assinatura digital única.

Essa assinatura é a “impressão digital” do bloco. E como cada um tem sua própria impressão digital, isso torna o registro de informações seguros, pois não é possível copiar ou fraudar assinaturas criptografadas de cada bloco.

Mineradores: os responsáveis pelos blocos

O assunto é complicado, então vamos com calma. Os blocos de informações são feitos por computadores superpotentes, controlados pelos chamados Mineradores.

São eles que reúnem informações e juntam os blocos em cadeia, garantindo a segurança das informações através dos códigos criptografados.

Por isso a tecnologia Blockchain ganhou a fama de segura. Os blocos de informações são praticamente inquebráveis, e a veracidade da informação é garantida.

A segurança do sistema

Lembra quando dissemos que os blocos são conectados entre si, formando a cadeia de blocos? É essa construção que faz a segurança do sistema ser praticamente infalível.

Imagine um hacker que precise descobrir a assinatura (impressão digital) de um bloco de informações. Feito isso, ele precisa descobrir a assinatura do anterior, para que as informações do primeiro façam sentido. Ele precisa, então, descobrir a assinatura do bloco anterior, e do anterior, e do anterior…

Isso geraria uma corrente de informações sem fim, e o hacker precisaria de um supercomputador que alteraria os dados registrados em cada um dos diversos computadores ligados à Blockchain. Ou seja, ele precisaria ter um computador com capacidade de processamento maior do que a soma de todos os computadores existentes hoje. 

Vamos combinar que é praticamente impossível.

A segurança que esse sistema oferece é tão grande que diversas empresas, instituições governamentais e de ensino passaram a adotar a Blockchain como ambiente de troca e armazenamento de informações.

Blockchain e medalhas digitais: uma alternativa para as empresas

Aqui na Brasil Open Badge nós descobrimos e revolucionamos a utilização da Blockchain.

Atualmente, as medalhas digitais (open badges) são usadas por empresas e instituições de ensino de diversas maneiras. Entre elas, estão:

  • A criação de Universidades Corporativas em empresas, para ensino de colaboradores, registro de competências e desenvolvimento dos profissionais.
  • A utilização de medalhas digitais no lugar de diplomas, deixando tudo digital, seguro, moderno e inovador.
  • A geração de conexões entre usuários dentro da nossa plataforma própria, uma rede social certificada em que os ganhadores de medalha se conectam e abrem mais portas.

 

Tudo isso é feito dentro do sistema Blockchain, assegurando a veracidade das informações e elevando o nível das empresas e de seus colaboradores e alunos.

Que tal apostar na segurança e na modernidade que a tecnologia Blockchain e as medalhas digitais proporcionam?

Nós podemos ajudar você e sua empresa. Acesse http://bropenbadge.com/ e faça parte desta cadeia de informações e empresas que apostam no futuro sem medo de crescer e evoluir.

 

Confira também:

4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas