Brasil Open Badge

Afinal, você sabe o que é open badge?

Afinal, o que é open badge
Para responder o que é open badge, temos que abusar um pouco do nosso inglês. Ao compreender o significado das expressões, o entendimento sobre determinado assunto flui com mais facilidade.
A palavra ‘open’ é simples. Podemos facilmente traduzi-la como ‘aberta’. Mas a palavra ‘badge’, que traduziremos como ‘medalha, não é tão conhecida. E é aí que começa a nossa história.

O que é open badge?

Nós já falamos sobre a chegada das certificações digitais no Brasil aqui no blog. E podemos usar a nossa recém-traduzida expressão medalha aberta para completar a ideia.Uma open badge, ou medalha digital (percebe como as expressões se uniram pra te ajudar a entender?), nada mais é do que a prova digital de uma conquista.Quando falamos de universidades, essa conquista pode representar cursos e especializações, ou até mesmo diplomas. As instituições de ensino podem usar as medalhas digitais para rankear seus alunos, criando uma comunidade onde o aprendizado e a recompensa que ele traz aproxima a nova geração da instituição.Mas como isso é feito para que as informações sejam sempre verdadeiras? O que impede que uma pessoa que não estuda na instituição use a medalha digital para ganhar vantagem?É aí que entra a tecnologia por trás das open badges.

Open Badges e a tecnologia Blockchain

Lembra das bitcoins? Pois é, a criptomoeda mais famosa do mundo deve ser a primeira coisa que você pensa quando escuta o nome blockchain. E o que podemos destacar nesse assunto é a segurança que os usuários de bitcoin têm ao transferir dinheiro entre si.Essa segurança também está presente nas medalhas digitais.É através da tecnologia blockchain que as instituições emissoras das open badges protegem os dados dos alunos. E é com esta proteção de dados que todos os alunos podem comprovar que realmente conquistaram aquelas medalhas, seja um curso profissionalizante ou um diploma de graduação.Essa relação direta entre emissor e ganhador da badge é algo que um pedaço de papel nem sempre pode comprovar. Afinal, qualquer pessoa pode escrever que se formou na universidade X. Mas o caminho para comprovar isto é tão grande que ninguém faz isso, né?Você simplesmente acredita na palavra da outra pessoa e fica vulnerável ao risco de uma informação falsa.

O que tem dentro de uma badge?

Assumindo que você entendeu o que é open badge, chegou a hora de mostrar quais informações uma medalha digital carrega. Ou, melhor dizendo, o que tem dentro dela.As informações a seguir podem ser visualizadas por todo mundo que clicar no badge de outra pessoa. São elas:
  • Imagem do badge
Parece óbvio, mas a “carinha” da medalha importa, e muito. Exibir algo feio e sem graça não seria chamativo, nem para a empresa emissora, nem para o ganhador da badge.
  • Nome do badge
Outra coisa que parece simples, mas que deve ser bem feita. Todo badge precisa ter um nome que identifique rapidamente a capacitação ao qual o ganhador tem direito.
  • Descrição do badge
Deve ser elaborado da melhor forma possível, pois será utilizado para explicar de forma estratégica qual a capacitação conquistada pelo ganhador da medalha.
  • Critérios
Indica o por que o ganhador recebeu o badge. Pode conter informações desde comprovação de presença mínima até nota mínima de valor da prova.
  • Validade
Indica se o badge tem prazo indeterminado ou se expira em determinado período. Simples assim.
  • Emissor
Ao clicar sobre o logo do emissor, a página web da instituição abrirá, mostrando todos os badges que são emitidos pela instituição.Essa é a cara do nosso sistema, único aqui no Brasil. Se você pensa em usar nosso sistema na sua empresa ou instituição de ensino, é assim que os detalhes acima aparecerão pra quem clicar na sua badge:Afinal, o que pe open badgeAgora você sabe o que é open badge.Sua empresa ou instituição pensa em criar medalhas digitais próprias? Entre em contato com a nossa equipe!Temos certeza de que, juntos, podemos criar novas formas de valorizar a conquista das pessoas a nossa volta, em um mundo tão digital quanto o que estamos vivendo.Acesse https://bropenbadge.com/ e saiba mais!