Como fazer um bom networking usando medalhas digitais
Como fazer um bom networking usando medalhas digitais
31 de outubro de 2019 0

Fazer um bom networking é essencial para que você, profissional, esteja sempre a frente das mudanças no mercado de trabalho.

Neste post falaremos sobre as vantagens de ter uma boa rede de contatos, mostrando a você o uso das medalhas digitais e como elas podem te ajudar a criar novas oportunidades.

Começamos, então, com o básico.

O que é networking (ou network)?

A palavra networking é derivada de network, que, na língua inglesa, é dividida etimologicamente da seguinte maneira:

  1. Net = rede
  2. Work = trabalho

Ou seja, ao fazer um bom networking você está agindo para que sua rede de contatos profissionais cresça e te ajude a abrir portas. Porém, como toda rede, ela deve ser trabalhada e atualizada para que nada fique para trás.

Como fazer um bom networking

Pense na evolução das redes sociais por um momento. Tínhamos o MSN, o Orkut, e de repente o próprio Facebook está ficando ultrapassado. Nestas redes, as pessoas foram aos poucos deixando de se falar, e a tecnologia mudou para que surgissem novas redes sociais.

Na tarefa de fazer nossa rede de contatos, isso também fica evidente. É raro um profissional que não utilize currículos online, ou busque conexões nas redes sociais.

O mundo está conectado, e ficar preso às pessoas que conhecemos ou moram perto da gente é um erro que deve ser evitado.

Por isso, esteja sempre em constante atualização. Busque não somente os contatos das pessoas que passaram pelo seu círculo profissional, mas também vá atrás de conversar e conhecer novos talentos.

Redes sociais especializadas em conectar profissionais, como o LinkedIn, já mostram o nível de conexão que você tem com outra pessoa, as habilidades em comum, se frequentaram a mesma instituição de ensino. São poderosas ferramentas para mostrar ao mundo conectado que você não está parado, que se atualiza nos assuntos do mercado e busca relações profissionais benéficas.

Mas mesmo nestas redes é difícil de atestar a veracidade das informações que os profissionais compartilham.

E é aí que entram as medalhas digitais.

As medalhas digitais ajudam a fazer um bom networking

Uma das principais características das medalhas digitais é a sua segurança de informação.

Assim como as famosas bitcoins, os open badges são criptografados através da tecnologia Blockchain, e garantem a veracidade das informações ali inseridas.

Ou seja, ao utilizar uma medalha de um curso ou formação, você comprova à empresa onde pretende trabalhar que realizou um treinamento de Segurança e Saúde no Trabalho, por exemplo, ou que possui um diploma de especialização em alguma grande universidade.

Oportunidades aparecem com medalhas digitais no networking

Ao compartilhar sua medalha no currículo ou nas redes sociais, você desperta o interesse das pessoas com as quais se conecta. Por ter um formato e design diferenciado, o open badge chama a atenção de outros profissionais e empresas.

Mesmo que a empresa não te conheça, ela vai sentir uma certa segurança no seu trabalho. Afinal, você tem uma credencial que comprova a sua habilidade com certa ferramenta, ou conhecimento em cima de determinado assunto.

Outro ponto importante ao usar medalhas digitais para fazer um bom networking é criar confiança da sua rede de contatos no seu trabalho. Os badges, por serem modernos e seguros na informação, passam essas características para o seu currículo.

Assim, sempre que um cliente ou futuro empregador ver suas medalhas digitais, vai sentir que pode confiar em você. E você se sentirá mais confiante para enfrentar desafios profissionais.

Quer saber mais sobre o papel das medalhas digitais no seu networking?

Nossos badges têm uma plataforma própria que funciona como uma rede social, assim você cria uma nova rede e estimula outros profissionais a darem este passo para o futuro.

Entre em contato com a gente. Estamos esperando você para conversarmos sobre medalhas digitais e os diversos modos que podemos usá-las para ajudar você a se destacar no mercado de trabalho.

Clique aqui para conversarmos!

Confira também:

A importância do desenvolvimento profissional

Descubra como é formada uma medalha digital com a Brasil Open Badge

Deixa um comentário