Brasil Open Badge

Descubra como é formada uma medalha digital com a Brasil Open Badge

Descubra como é formada uma medalha digital com a Brasil Open Badge

Afinal, você sabe como é formada uma medalha digital?

Neste post nós mostraremos como é formada uma medalha digital (como gostamos de chamar os open badges) são formadas, e quais as partes que as compõem no nosso sistema.Mas antes, se você ainda não sabe o que é open badge, um breve resumo.

O que é open badge

Um open badge, ou medalha digital, pode ser resumida como uma prova digital de uma conquista. Por isso o termo medalha.Para as empresas, as medalhas costumam representar habilidades e cursos de um colaborador ou candidato. Essas medalhas também são usadas em Universidades Corporativas como forma de valorizar e atestar a competência de um profissional.Nas universidades, por outro lado, essa medalha representa desde o diploma do aluno até cursos e especializações. As instituições de ensino podem usar as medalhas digitais para rankear seus alunos, criando uma comunidade onde o aprendizado e a recompensa que ele traz aproxima a nova geração da própria escola.Mas em um mundo digital onde é possível falsificar dados, como sabemos se as informações dos alunos e profissionais são verdadeiras? É aí que descobrimos as vantagens da tecnologia por trás dos open badges.

O que tem dentro de uma medalha digital?

Acertou quem respondeu “muitos dados criptografados que protegem as informações de quem ganhou a medalha”. Aposto que você pensou isso, não?Aqui na Brasil Open Badge temos basicamente seis divisões de informações dentro de um open badge. E usaremos nossa tecnologia como exemplo para te ajudar a entender como é formado um open badge.

Como é formado um open badge

Como é formada uma medalha digital
  • Imagem do badge

Nada mais é do que uma imagem diferenciada que cria vínculo com a marca da empresa. Deve ser uma imagem chamativa, bonita visualmente, para que a empresa e o emissor tenham orgulho de exibir o badge como, bem, uma medalha.
  • Nome do badge

Outra coisa que parece simples, mas que deve ser bem feita. Todo badge precisa ter um nome que identifique rapidamente a capacitação ao qual o ganhador tem direito, garantindo o entendimento de quem o ler.
  • Descrição do badge

Deve ser elaborado da melhor forma possível, com textos claros e bem feitos, pois será utilizado para explicar de forma estratégica qual a capacitação conquistada pelo ganhador da medalha.
  • Critérios

Indica por que o ganhador recebeu o badge. Pode conter informações desde comprovação de presença mínima até nota mínima de valor da prova, ou até mesmo habilidades adquiridas e comprovadas em um curso.
  • Validade

Indica se o badge tem prazo indeterminado ou se expira em determinado período, para quem estiver contratando saber se o badge é válido ou para o ganhador poder atualizar sua conquista, se possível.
  • Emissor

Ao clicar sobre o logo do emissor, a página web da instituição ou empresa abrirá, mostrando todos os badges que são emitidos pela mesma. É aqui que a medalha puxa o valor da marca da empresa que a emitiu.Estas partes que formam uma medalha digital são todas asseguradas através da tecnologia blockchain. Essa é a mesma tecnologia das criptomoedas (como bitcoins), que protegem as informações e garantem a validade dos dados do open badge.Nossa tecnologia está em plena expansão no Brasil, e já é amplamente utilizada por empresas como Oi, Banco do Brasil, e Seta Desenvolvimento Gerencial.Fora do país, gigantes como Nasa, IBM, Oracle e Microsoft já apostaram nas medalhas digitais para ir de encontro ao futuro, em vez de esperar ele chegar. Em grandes instituições de ensino não é diferente: Harvard e MIT utilizam o protocolo Open Badges Specification para gerenciar conquistas e diplomas de alunos.
Isso mostra como apostar nesta tecnologia pode elevar uma empresa a outros níveis, uma vez que as medalhas são utilizadas por grandes companhias que já perceberam as vantagens que elas trazem.

Sua empresa já pensou em estratégias com medalhas digitais?

Agora que você sabe como é formada uma medalha digital, convidamos você e sua empresa para entender melhor esta tecnologia, e como ela pode mudar a forma de interagir com novos e antigos colaboradores.Acesse http://bropenbadge.com/ e descubra todas as vantagens de utilizar as medalhas digitais.Esperamos seu contato! Outros conteúdos que você vai gostar:
Como os open badges podem ser utilizados?
RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas