Você sabe o que são soft skills? | Brasil Open Badge
Você sabe o que são Soft Skills?
22 de outubro de 2019 0

Neste post nós responderemos esta pergunta, e ainda falaremos da importância dessas habilidades para a carreira de todo profissional.

Além disso, mostraremos como as soft skills podem ser usadas de uma maneira mais moderna e assertiva através das medalhas digitais.

Vamos começar? Leia com atenção, pois você pode descobrir habilidades em você (ou a falta delas) neste texto!

O que são Soft Skills?

O famoso Wikipedia diz que “Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar”.

E ele não está errado, sabia?

Skills são habilidades, traduzindo ao pé da letra. Mas não são habilidades específicas como saber montar boas tabelas no Excel, ou usar uma ferramenta Google de maneira profissional. As soft skills são competências pessoais, habilidades mais comportamentais e emocionais do que técnicas.

A inteligência emocional na hora de trabalhar

Você talvez tenha passado por algum emprego onde um colega de trabalho era extremamente competente no que fazia. Mas essa mesma pessoa tinha problemas comportamentais que lhe custaram alguma promoção, ou até mesmo o emprego.

Esse é um típico caso de profissional que não trabalha as habilidades comportamentais (e ele provavelmente nem sabe o que são soft skills). E a inteligência emocional é a base dessas habilidades.

Muitas vezes a empresa somente vai descobrir essa “inabilidade” do colaborador no dia a dia de trabalho. Quando houver conflitos ativados por alguma emoção não controlada, ou decorrentes falhas de comunicação por parte de um indivíduo.

São pequenos, porém notórios, sinais de que o profissional não tem inteligência emocional o bastante para trabalhar em equipe ou sofrer pressão por resultados.

A importância das soft skills

Como dissemos até agora, não adianta um profissional ter habilidades técnicas super-desenvolvidas se as habilidades emocionais não estiverem acompanhando no mesmo ritmo.

A maior importância das habilidades emocionais é mostrar para a empresa qual será o possível comportamento de um profissional nas questões que envolvem principalmente a interação com as outras pessoas no ambiente de trabalho.

Essas habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas, pois assim a empresa pode tirar o máximo de aproveitamento do profissional, delegando-o para novas funções, com mais responsabilidade ou perfil de liderança, por exemplo.

As soft skills mais procuradas pelas empresas

Abaixo, listaremos brevemente as habilidades comportamentais mais procuradas pelas empresas. Veja se você ou seus colaboradores possuem algumas ou todas elas!

  • Controle de emoções: como o nome já diz, essa habilidade mostra como o profissional reage a situações de estresse, principalmente. Ao controlar a emoção, o profissional pode reverter situações em que outro profissional despreparado surtaria.
  • Comunicação Eficiente: a comunicação é extremamente importante no ambiente corporativo. E a habilidade de se fazer ouvido e entendido é essencial para que as ideias se concretizem e empresa e colaborador estejam na mesma página.
  • Colaboração: trabalho em equipe na sua forma definitiva. A colaboração é uma habilidade que vai além do saber trabalhar em grupo, ela demonstra a confiança no colega de trabalho, o apoio que o profissional deve receber e dar aos outros em momentos de estresse.

Soft Skills e medalhas digitais

Imagine agora que você gostaria que as empresas soubessem (e comprovassem) que você possui as três habilidades comportamentais descritas acima.

Não seria perfeito se elas tivessem um modo rápido, digital e confiável de confirmar suas soft skills?

Pois bem, as medalhas digitais, nossos open badges, também podem ser usados desta maneira. Com as medalhas digitais, você tem as informações de cursos de soft skills no seu currículo de uma forma que as empresas identificam facilmente e comprovam, por meio da tecnologia Blockchain, a veracidade dos dados.

Percebe como todos saem ganhando desta maneira? Você conseguiu mostrar habilidades que de outra maneira as empresas só conseguiriam comprovar depois de contratar você, e a empresa consegue agilizar e ser mais assertiva no processo de seleção de talentos.

Gostou do nosso conteúdo?

Siga a Brasil Open Badge nas redes sociais e fique por dentro das novidades para receber até mesmo outros conteúdos como este!

Estamos no Instagram @brasilopenbadge

E também no Facebook 

Nos vemos lá para estender nossa conversa e trocar experiências!

Confira também:

Descubra como é formada uma medalha digital com a Brasil Open Badge

Como fazer um bom networking usando medalhas digitais

Deixa um comentário