Brasil Open Badge

4 dicas para revolucionar os resultados da sua instituição de ensino

Qual é o maior desafio da sua instituição de ensino: Conseguir novos alunos? Melhorar o engajamento? Ou conseguir mais avaliações positivas?

Qual é o maior desafio da sua instituição de ensino: conseguir novos alunos? Melhorar o engajamento? Ou conseguir mais avaliações positivas?

Sabemos que com a pandemia os desafios das empresas ao redor do mundo ficaram ainda maiores, principalmente quando falamos sobre instituição de ensino. Afinal, apesar das inúmeras evoluções tecnológicas e do ensino EAD ter ganhado espaço nos últimos anos, a maioria dos alunos ainda prefere as aulas presenciais.

E isso vale para todos os segmentos. Desde escolas de ensino básico, fundamental e universidades até as instituições que oferecem cursos profissionalizantes, de idiomas ou até mesmo treinamentos corporativos.

Dessa forma, preparamos esse artigo com 4 dicas valiosas para você alavancar resultados e acompanhar a concorrência. Vamos nessa?

1) Invista em tecnologia e inovação

Com certeza você já ouviu isso por aí. Mas, está conseguindo colocar em prática no seu negócio?

Antes de mais nada, vale reforçar que é indispensável realizar modernizações e investimentos que tragam diferenciais para a sua escola ou universidade. E isso fica ainda mais evidente quando pensamos nos concorrentes e nas novas soluções de ensino que ganharam força com o distanciamento social.

Por exemplo, você sabia que algumas empresas já estão oferecendo cursos online via serviços de streaming semelhantes ao Netflix? É o caso da Conquer Plus, Wise Up Online, Finclass e tantas outras.

É claro que esse é um exemplo de modernização mais avançado e robusto, mas ele nos traz questionamentos importantes sobre o futuro das instituições de ensino. Por isso, é fundamental que os gestores façam algumas análises internas para entender como a tecnologia pode se tornar uma grande aliada do negócio.

2) Coloque a gameficação em prática

A gameficação é uma excelente aposta para as escolas, universidades e para empresas que oferecem treinamentos corporativos. Isso porque essa metodologia utiliza técnicas dos jogos para engajar pessoas e melhorar o aprendizado em geral.

Dessa forma, a empresa cria um sistema de recompensas ou de evolução para tornar o processo mais prazeroso, divertido, estimulante ou até mesmo desafiador. Ou seja, todos saem ganhando!

E a melhor parte é que hoje já existem soluções práticas e acessíveis que permitem a implementação dessa estratégia nas empresas, independente do porte ou segmento. Nesse sentido, recomendamos a utilização das medalhas digitais, também conhecidas como badges.

Pela plataforma da Brasil Open Badge você consegue emitir suas próprias medalhas para criar campanhas de gameficação e incentivo. Para receber mais informações, basta clicar aqui e conversar com a nossa equipe. 

3) Aposte em uma boa estratégia de marketing

Não podemos deixar de falar sobre algo que muitas vezes fica de lado: o marketing. Lembre-se sempre que esse é um bom caminho para melhorar a imagem da empresa e seu faturamento.

Por isso, tenha uma equipe preparada para divulgar os principais diferenciais, novidades, eventos e até mesmo promoções exclusivas. Isso ajudará na hora de atrair mais alunos e parceiros.

Ah, e não se esqueça: utilize um formato de comunicação alinhado com o seu público, combinado? Sempre preservando os valores e elementos da sua marca. Vale apostar em conteúdos relacionados ao negócio, comentários positivos de alunos, lançamentos de cursos e novidades.

4) Aprimore os seus serviços

Por fim, mas não menos importante, fique sempre de olho na qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela sua instituição de ensino. Reúna a sua equipe e faça levantamentos periódicos sobre a concorrência, as mudanças no mercado, tendências para o segmento e os pontos fracos do negócio.

Para melhorar o faturamento é fundamental oferecer serviços chamativos e que atendam às necessidades dos clientes. No segmento de ensino existem alguns pontos que são decisivos para o aluno contratar um curso. Confira:

  • Qualidade e avaliações da instituição de ensino;
  • Estrutura disponível;
  • Formação e experiência dos professores;
  • Carga horária do curso;
  • Formato do curso (online ou presencial);
  • Apostilas ou materiais complementares;
  • Certificados e medalhas digitais exclusivas.

 

Por isso, vale uma reflexão importante: como está cada um desses pontos em sua empresa hoje? Você está oferecendo diferenciais competitivos para os alunos?

Faça novas parcerias para sua instituição de ensino

Certamente as parcerias são cada vez mais importantes para manter um bom crescimento sustentável no mundo corporativo. Ou seja, não é à toa que inúmeras instituições de ensino estão se adaptando e buscando bons parceiros para colocar as dicas anteriores em prática.

E nós da Brasil Open Badge podemos te ajudar! Através da nossa plataforma você consegue emitir medalhas digitais certificadas que são exclusivas do seu negócio. Além de melhorar o engajamento dos alunos e aumentar a visibilidade da sua marca, com os badges você poderá criar estratégias inovadoras para a sua instituição.

Quer conhecer melhor nossas vantagens e descobrir quem são nossos clientes? Então confira o vídeo abaixo: