Afinal, você sabe o que é open badge? | Brasil Open Badge
Afinal, você sabe o que é open badge?
30 de agosto de 2019 0

Para responder o que é open badge, temos que abusar um pouco do nosso inglês. Ao compreender o significado das expressões, o entendimento sobre determinado assunto flui com mais facilidade.

A palavra ‘open’ é simples. Podemos facilmente traduzi-la como ‘aberta’. Mas a palavra ‘badge’, que traduziremos como ‘medalha, não é tão conhecida. E é aí que começa a nossa história.

O que é open badge?

Nós já falamos sobre a chegada das certificações digitais no Brasil aqui no blog. E podemos usar a nossa recém-traduzida expressão medalha aberta para completar a ideia.

Uma open badge, ou medalha digital (percebe como as expressões se uniram pra te ajudar a entender?), nada mais é do que a prova digital de uma conquista.

Quando falamos de universidades, essa conquista pode representar cursos e especializações, ou até mesmo diplomas. As instituições de ensino podem usar as medalhas digitais para rankear seus alunos, criando uma comunidade onde o aprendizado e a recompensa que ele traz aproxima a nova geração da instituição.

Mas como isso é feito para que as informações sejam sempre verdadeiras? O que impede que uma pessoa que não estuda na instituição use a medalha digital para ganhar vantagem?

É aí que entra a tecnologia por trás das open badges.

Open Badges e a tecnologia Blockchain

Lembra das bitcoins? Pois é, a criptomoeda mais famosa do mundo deve ser a primeira coisa que você pensa quando escuta o nome blockchain. E o que podemos destacar nesse assunto é a segurança que os usuários de bitcoin têm ao transferir dinheiro entre si.

Essa segurança também está presente nas medalhas digitais.

É através da tecnologia blockchain que as instituições emissoras das open badges protegem os dados dos alunos. E é com esta proteção de dados que todos os alunos podem comprovar que realmente conquistaram aquelas medalhas, seja um curso profissionalizante ou um diploma de graduação.

Essa relação direta entre emissor e ganhador da badge é algo que um pedaço de papel nem sempre pode comprovar. Afinal, qualquer pessoa pode escrever que se formou na universidade X. Mas o caminho para comprovar isto é tão grande que ninguém faz isso, né?

Você simplesmente acredita na palavra da outra pessoa e fica vulnerável ao risco de uma informação falsa.

O que tem dentro de uma badge?

Assumindo que você entendeu o que é open badge, chegou a hora de mostrar quais informações uma medalha digital carrega. Ou, melhor dizendo, o que tem dentro dela.

As informações a seguir podem ser visualizadas por todo mundo que clicar no badge de outra pessoa. São elas:

  • Imagem do badge

Parece óbvio, mas a “carinha” da medalha importa, e muito. Exibir algo feio e sem graça não seria chamativo, nem para a empresa emissora, nem para o ganhador da badge.

  • Nome do badge

Outra coisa que parece simples, mas que deve ser bem feita. Todo badge precisa ter um nome que identifique rapidamente a capacitação ao qual o ganhador tem direito.

  • Descrição do badge

Deve ser elaborado da melhor forma possível, pois será utilizado para explicar de forma estratégica qual a capacitação conquistada pelo ganhador da medalha.

  • Critérios

Indica o por que o ganhador recebeu o badge. Pode conter informações desde comprovação de presença mínima até nota mínima de valor da prova.

  • Validade

Indica se o badge tem prazo indeterminado ou se expira em determinado período. Simples assim.

  • Emissor

Ao clicar sobre o logo do emissor, a página web da instituição abrirá, mostrando todos os badges que são emitidos pela instituição.

Essa é a cara do nosso sistema, único aqui no Brasil. Se você pensa em usar nosso sistema na sua empresa ou instituição de ensino, é assim que os detalhes acima aparecerão pra quem clicar na sua badge:

Afinal, o que pe open badge

Agora você sabe o que é open badge.

Sua empresa ou instituição pensa em criar medalhas digitais próprias? Entre em contato com a nossa equipe!

Temos certeza de que, juntos, podemos criar novas formas de valorizar a conquista das pessoas a nossa volta, em um mundo tão digital quanto o que estamos vivendo.

Acesse https://bropenbadge.com/ e saiba mais!

Deixa um comentário