Brasil Open Badge

Como comprovar soft skills com medalhas digitais?

Como comprovar soft skills com medalha digital
Comprovar soft skills, habilidades comportamentais tão subjetivas, é um verdadeiro desafio, mas as medalhas digitais podem ajudar você.Seja você um gestor de equipe, profissional de RH ou profissional a procura de uma nova oportunidade, saiba que as soft skills são cada vez mais importantes no mercado de trabalho.
E este texto falará um pouco mais sobre essas habilidades e o papel dos badges na comprovação delas. Vamos lá? 

O crescimento das soft skills

Embora o termo seja novo, e pouco usado no Brasil, as soft skills têm mostrado sua importância no mercado de trabalho. Uma pesquisa do LinkedIn, famosa rede social focada em networking, mostrou que 57% dos líderes que usam a plataforma acham as soft skills mais importantes que as hard skills. Ou seja, apresentar um diploma ou proficiência em um idioma (que são hard skills) não são mais um diferencial como antigamente. Por outro lado, demonstrar comunicação eficaz e saber trabalhar em equipe (soft skills) podem garantir uma vaga de trabalho, além de ser um diferencial para um candidato, se ele conseguir comprovar soft skills e validar estas habilidades. 

As soft skills mais procuradas pelas empresas

Seremos breves aqui, mas perceba como comprovar soft skills pode ser complicado. Elas são muito subjetivas, baseadas em sua maioria na inteligência emocional da pessoa. Porém, algumas habilidades são muito bem vistas entre grandes empresas. Assim chegamos nas habilidades comportamentais mais procuradas pelas empresas, que, de acordo com a mesma pesquisa do LinkedIn, são as seguintes: 
  • Criatividade 
  • Persuasão 
  • Colaboração 
  • Adaptabilidade 
  • Administração do tempo
Eu não sei você, mas acho bem difícil encontrar um curso de persuasão. Ou um certificado de adaptabilidade só esperando para ser conquistado. É essa característica psicológica, difícil de se medir e validar, que leva à necessidade de uma ferramenta de certificação que possa comprovar a habilidade comportamental de um colaborador ou candidato. 

Como comprovar soft skills

Como temos falado até agora, é difícil de se medir uma habilidade comportamental. Então como poderemos comprovar soft skills se já é complicado medi-las? Vamos usar a Administração do Tempo como exemplo. O processo seletivo para uma determinada vaga poderia ter uma fase de dinâmica em que os candidatos teriam 1 hora para completar uma tarefa. E os melhores, tanto na qualidade do material entregue quanto no tempo levado para fazê-lo, passariam para a próxima fase. Esta é uma hipótese de uma entrevista. Mas e se o candidato chega no processo seletivo já com um certificado de Bom Trabalho em Equipe, por exemplo? No Brasil estes cursos de habilidades comportamentais estão quase sempre ligados ao coaching, técnica usada para maximizar resultados de alunos na sua profissão. Estes cursos possuem certificados, mas nem toda empresa os leva em consideração na hora de constatar uma habilidade. Assim surge o papel dos open badges no meio desta história. 

Medalhas digitais e a garantia de veracidade

Graças à tecnologia Blockchain, as medalhas digitais são seguras. O open badge surgiu como uma alternativa aos diplomas e certificados físicos, trazendo a tecnologia de criptografia para autenticar e validar certificados. Por isso, ao pensarmos nas habilidades comportamentais, entende-se por que as medalhas digitais são ótimas opções para comprovar soft skills. Para o candidato, a medalha digital é a prova de que ele realmente tem aquela competência. Para o RH, é a certeza de que o candidato está preparado para exercer a função dele dentro da empresa, com habilidades cada vez mais importantes no mercado de trabalho, como é o caso das soft skills. 

Quer conhecer nossas medalhas digitais para soft skills?

Temos trabalhado com algumas empresas para criar medalhas seguras e funcionais para soft skills. E convidamos você para conversar sobre elas. Mande uma mensagem para a nossa equipe e descubra como as medalhas digitais podem ajudar você e sua empresa a reconhecer e trabalhar melhor as habilidades comportamentais dos colaboradores, e quem sabe de você mesmo! Clique aqui e fala com a gente.