Brasil Open Badge

Como os open badges podem ser utilizados?

Como os open badges podem ser utilizados?

O conceito de medalha digital é novo no Brasil. As empresas estão descobrindo agora as vantagens de usar esta ferramenta para substituir diplomas e certificados físicos.

Mas você sabe como os open badges podem ser utilizados? Neste texto, traremos três outras formas de usar o open badge. Quem sabe você não descobre um diferencial que fará sua empresa ou instituição decolar em novos ares? 

Confira como os open badges podem ser utilizados 

O mundo digital pede medidas digitais para sobrevivência. Parece exagero falar assim, mas a chance de você estar lendo este blog por um celular é gigantesca. 

Se o homem, sozinho, já está dependente da tecnologia, por que não usá-la a nosso favor? Por que não levá-la para dentro das nossas empresas, criando assim um ambiente mais propício ao crescimento e modernização? 

Pensando desta maneira, destacaremos 3 modos de usar a medalha digital como vanguardistas da ferramenta. 

Vamos lá? 

1) Universidades Corporativas pedem passagem 

Cada vez mais se fala em “desescolarização”. Não como uma coisa negativa (afinal, educação é o meio e o fim para uma sociedade melhor). Mas como a evolução da própria educação. 

Nós sabemos que os diplomas e certificados são fundamentais e precisam existir. Acontece que eles começaram a receber a concorrência dos skills e competências que as pessoas possam demonstrar no ambiente de trabalho. 

Muitas instituições de ensino e empresas, com suas respectivas Universidades Corporativas, estão utilizando o badge nessa direção. Elas emitem medalhas digitais atestando que determinada pessoa possui a competência Negociação, Liderança ou Planejamento, por exemplo. 

Esse badge tem um peso importante no currículo de qualquer pessoa. Se pensarmos que esse profissional pode ter também um diploma digital que conta sua formação acadêmica e profissional, ele será um profissional ainda mais visível, completo e moderno. 

A empresa que puder oferecer este diferencial será ela mesmo diferenciada. 

Confira também: A importância do desenvolvimento profissional.

2) Os criptoativos são o futuro 

Lembra da bitcoin? Ela é um criptoativo. E é isso que o um badge registrado em blockchain se torna. 

Os criptoativos serão a bola da vez no nosso dia a dia. Em outros países eles já são realidade: certidões de nascimento e de casamento, por exemplo, já são registradas em blockchain. No futuro, a escritura do seu apartamento ou o documento do seu carro também serão um criptoativo. 

É um movimento irreversível. É questão de tempo para acontecer, uma vez que a blockchain assegura a validade dos dados trocados, sejam eles moedas digitais ou badges que certificam profissionais. 

Aqui na Brasil Open Badge nós tentamos antecipar o futuro. Acreditamos que cada ganhador de medalhas digitais poderá gerenciar seus criptoativos (em forma de badges) tal qual as corretoras de bitcoins gerenciam as criptomoedas de seus clientes. 

Isso garante mais facilidade e segurança no gerenciamento dos dados. E quanto mais você e sua empresa estiverem preparados para esta mudança, melhor será. 

3) A era da gamificação 

Por último vamos falar sobre um movimento que já toma conta da vida de muitos de nós: a gamificação do nosso dia a dia. 

Aposto que você já foi viciado em um daqueles joguinhos de celular que dão medalhas a cada conquista. Conquistou a torre do inimigo? Uma medalha de ouro aparece. Quebrou o bloquinho de doces no tempo certo? Então segure este troféu. 

Isso ocorre nos mundos dos games, e tem um forte apelo emocional. Ao ganhar estes troféus, a pessoa se sente valorizada e empolgada. Ela quer ganhar o próximo troféu, desbloquear a próxima conquista, e assim por diante. 

Agora, imagine esta gamificação no âmbito empresarial e escolar. 

Está cada vez mais complicado incentivar uma geração tão “ligada nos 220”. A universidade deve ser construtiva não somente nos estudos, mas na formação de caráter. A empresa deve entregar um ambiente propenso à evolução profissional. 

Ao usar os open badges desta forma, você cria a sensação de pertencimento e competição. Ambas são positivas: aqueles que possuem uma mesma medalha ou competência, ganham um grupo ao qual pertencer. E aqueles que ainda não ganharam o badge (ou tem apenas um deles) se sente impelido a conquistar outras medalhas. 

Todos os envolvidos saem ganhando. O profissional leva aquele aprendizado para o resto da vida, enquanto a empresa ou instituição educacional ganha a confiança e o respeito dos ganhadores. Afinal, todo mundo gosta de se sentir valorizado, principalmente quando aprendemos algo novo com isso. 

Como você pretende usar os open badges? 

Aqui na Brasil Open Badge nós buscamos ajudar as empresas e instituições da melhor maneira possível. 

Sabemos que cada uma tem suas peculiaridades, e as soluções são variadas e assertivas para cada situação. Se você pretende usar as medalhas digitais no seu negócio, entre em contato com a nossa equipe. Acesse nosso site e conheça o nosso trabalho. Vamos juntos tornar o mundo mais digital e seguro para todos.

Outros conteúdos que você vai gostar:

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas

4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas