Brasil Open Badge

Veja o que é o Diploma Digital e como ele funciona

Diploma Digital: o que é e como funciona

Veja o que é o Diploma Digital e como ele funciona

A educação no nosso país sempre passou por altos e baixos. Mas a decisão do MEC de criar um Diploma Digital oficial para universidades e faculdades mostra que a tecnologia, mais uma vez, dita as regras na nossa sociedade.Neste artigo, vamos falar sobre os certificados digitais, sua estrutura e importância, e tirar algumas dúvidas sobre o assunto.Portanto, comecemos pelo básico. O que exatamente é um diploma digital?

O que é um diploma digital?

O diploma digital nada mais é do que a versão eletrônica do diploma que todos nós conhecemos.Com ele será possível comprovar a conclusão de um curso de ensino superior de qualquer instituição pública ou privada pertencente ao Sistema Federal de Ensino.O MEC (Ministério da Educação) permitiu a liberação dos diplomas digitais em 2020, mas foi em 2021 que a novidade começou a se concretizar.

Os motivos do lançamento da plataforma

De acordo com o próprio Ministério da Educação, o diploma digital deverá ser o responsável pela diminuição do tempo de espera do aluno pelo seu certificado de conclusão.A ideia é diminuir a burocracia do processo. Não será preciso ir até a faculdade para buscar o diploma, ou esperar quase 3 meses para colocar as mãos no documento. A espera, com a versão eletrônica, deverá ser de 15 dias.Outro motivo é a economia das instituições com a impressão dos diplomas. Hoje, o gasto estimado é de quase 400 reais por emissão de diploma físico. Com o diploma digital, esse custo não passará de R$ 90.Mas, para o mercado de trabalho, o principal motivo dessa mudança é outro. E é algo que você, profissional, gestor ou RH, deve se atentar.

Segurança: a maior vantagem do diploma digital

No ano de 2019, foi descoberto um esquema de venda de diplomas falsos no Brasil. Oito Estados estavam envolvidos. Mais de 4 mil casos foram registrados.O Diploma Digital aparece como alternativa segura de comprovação de conclusão de curso. Assim como nossas medalhas digitais, o novo diploma tem informações criptografadas e protegidas. Isso garante a validade das informações nele contidas, ajudando tanto os profissionais quanto as empresas a escaparem de fraudes.O relacionamento dentro do mercado de trabalho ganha um importante aliado com os diplomas digitais, que aparecem como forma de agilizar o compartilhamento de informações profissionais em um mundo já tão veloz como o nosso, sem a preocupação de estar sendo enganado.

Como obter o diploma digital?

Cabe aos alunos buscarem a informação junto à instituição de ensino onde estudam ou estudaram.O MEC tinha previsto que até 2021 todas as universidades e faculdades já estariam prontas para emitir os diplomas digitais. Por isso, se você tem um diploma para ser emitido, aproveite a oportunidade de ter mais esse moderno recurso nas suas mãos.E lembre-se de acompanhar as notícias sobre o assunto nas redes e meios de contato com sua instituição de ensino.Mas se você tem outros cursos e certificações e gostaria de saber como emitir versões digitais dos mesmos, nós podemos te ajudar. Mande uma mensagem para nossa equipe. A Brasil Open Badge está na vanguarda desse assunto, e temos certeza de que, se você também estiver usando os certificados digitais no seu currículo e dia a dia, muitas portas se abrirão.Vamos conversar?