Brasil Open Badge

Você sabe o que são hard skills?

Você sabe o que são hard skills?
As hard skills são habilidades quantificáveis de um profissional. E elas estão presentes no mercado de trabalho há muito tempo.
Com este artigo, esperamos explicar pra você o que são essas habilidades e mostrar como elas são importantes para sua carreira ou para um candidato a uma vaga na sua empresa.Vamos começar então com o básico.

O que são hard skills

As skills são habilidades quantificáveis que um profissional apresenta. Ou seja, o RH ou gestor pode saber de modo prático quais e quantas habilidades um candidato tem para se encaixar em uma vaga.Essas habilidades são, geralmente, aprendidas em aulas, livros e treinamentos. Por isso a facilidade em contabilizá-las: elas aparecem no mercado de trabalho como diplomas, certificados e medalhas digitais.As habilidades técnicas, como são conhecidas as hard skills, são a base para o currículo de um candidato. A nossa formação, antigos cargos e habilidades usadas nestes trabalhos anteriores são bons exemplos. Mas você sabe qual é a diferença entre hard skill e soft skill?

Soft Skills x Hard Skills

Se as hard skills são técnicas e facilmente quantificáveis, as soft skills são o oposto delas.Subjetivas e qualificáveis, as soft skills são habilidades comportamentais, pessoais e emocionais. Daí vem a dificuldade em medi-las.Antes era impossível de medir o quanto uma pessoa colabora em uma equipe. Ou se a comunicação do candidato é eficiente. Mas com as medalhas digitais, isso ficou mais fácil.Ao exemplo das soft skills, as hard skills também podem ser comprovadas por meio de certificados. E estes precisam ser de confiança e passar toda a segurança de informação ao RH ou gestor que usará o certificado para comprovar a habilidade de um candidato, mesmo que essa habilidade seja técnica.

Exemplos de hard skills

Como dissemos, as habilidades técnicas são fáceis de medir e muitas vezes aprendidas em salas de aula durante a nossa vida. Afinal, nunca paramos de aprender.Dentre os exemplos mais comuns de hard skills quantificáveis em certificados estão:
  • Graduação ou certificado: o famoso diploma que nos abre portas até hoje. Sozinho, está cada vez mais ultrapassado. Mas acompanhado de especializações e respectivas certificações, ainda tem seu lugar de importância na escolha do candidato.
  • Proficiência em língua estrangeira: outra skill que parece tão comum no mercado competitivo de hoje, mas que sempre precisa estar acompanhada de uma comprovação oficial de um curso ou escola.
  • Programação: uma das habilidades técnicas mais modernas e necessárias atualmente. Uma medalha digital emitida por uma gigante de tecnologia, por exemplo, pode ser um diferencial no currículo.
  • Operação de Máquina: o mundo está tecnológico. Mas o ser humano ainda controla máquinas. E quanto mais difíceis de se operar, mais estas máquinas exigem um certificado válido.

A importância da validação

Os exemplos acima mostram um pouco da importância de ter um certificado que comprove sua proficiência em habilidades técnicas.Porém, de nada adianta ter certificados ultrapassados ou difíceis de se comprovarem. É aí podemos ajudar você e sua empresa.Aqui na Brasil Open Badge nós trabalhamos com medalhas digitais, ou open badges. Estas badges apresentam as informações de hard skills no currículo de uma forma que as empresas identificam facilmente e comprovam, por meio da tecnologia Blockchain, a veracidade dos dados.Assim, as habilidades são dispostas da melhor maneira para que acompanhem o crescente número de certificações necessárias para ter uma carreira de sucesso.

Fale com a gente e descubra as facilidades das medalhas digitais!

Seja para comprovar habilidades técnicas ou criar uma medalha para novos cursos, nós podemos te ajudar.Mande uma mensagem para nossa equipe e entenda como nossa tecnologia pode mudar a sua vida e de todos na sua empresa.Esperamos sua mensagem!