Brasil Open Badge

A importância do desenvolvimento profissional

A importância do desenvolvimento profissional

O mercado de trabalho é uma fera faminta. E ela engole os profissionais despreparados.

Parece dramático, mas é verdade.

Por isso, pensamos em escrever um texto sobre a importância do desenvolvimento profissional. O resultado é este post que você está lendo. Nele, buscaremos mostrar que todos passam por dificuldades, mas somente as pessoas que se preparam conseguem superar estes momentos de turbulência na carreira.

Vamos começar?

O sucesso é um caminho árduo

Há quem diga que existem pessoas iluminadas. Gente que quase não precisa fazer esforço para conquistar avanços na carreira.

O que existe, na verdade, são profissionais que aproveitaram as melhores chances que apareceram. Pessoas que estavam preparadas para enxergar a chance, principalmente, e então abraçá-las com muito trabalho duro.

Não caia na armadilha de se vitimizar. Se o sucesso não chegou para você, é preciso se mexer. Seja com uma faculdade, um curso técnico ou especialização, você só passa por este caminho árduo se continuar em movimento.

E este movimento é representado pelos estudos.

A importância do desenvolvimento profissional

Podemos definir desenvolvimento profissional como “comprometimento com a constante evolução e busca por oportunidades”. E tudo isso passa por estudos e autoconhecimento.

Um profissional que conhece seus limites, vontades e sonhos está mais perto do desenvolvimento. Se você busca se desenvolver, primeiro deve conhecer a si mesmo. Está feliz no cargo atual? Tem disposição para estudar quando chegar do trabalho?

Respondendo perguntas deste tipo, é hora do próximo passo. É hora de colocar a mão na massa.

Estude, estude, e então estude mais um pouco

Quem para no tempo não pode esperar uma promoção no trabalho. E hoje não há muitas desculpas para não aprender constantemente.

Desde pequenos fomos bombardeados por nossos pais e professores com o mantra do “você precisa de um diploma”. Mas nem sempre as faculdades foram acessíveis. As particulares eram caras e poucas, as públicas eram impossíveis de entrar. Não que tenha mudado muito, mas hoje, no mundo tecnológico e veloz em que vivemos, existem mais opções.

Estamos em uma nova ordem de educação a distância, de cursos online, de acesso à informação e conteúdo de qualidade. Há tanta coisa gratuita na internet, tanta demanda e oferta de informações específicas, que o profissional precisa apenas fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar um curso de seu interesse.

O mundo mudou, como você já sabe. As relações de trabalho, também. E a tecnologia está do nosso lado para garantir a evolução de quem procurar e encarar os desafios do mercado de trabalho.

Empresas também ajudam no desenvolvimento profissional

Já que o mercado está competitivo, nada mais justo do que as empresas buscarem seu próprio meio de desenvolver seus colaboradores. E é com este pensamento que surgiu o conceito de Educação Corporativa.

Mais do que dar benefícios e bons salários, de oferecer estrutura e segurança aos colaboradores, a educação corporativa busca exatamente o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Com treinamentos e cursos, as empresas buscam aumentar a produtividade dos seus colaboradores. A investir no próprio material humano, todos os envolvidos ganham eficiência. É uma via de mão dupla, que ganha uma cara ainda mais especial quando envolvidas com as medalhas digitais.

Medalhas Digitais na Educação Corporativa

As medalhas digitais, ou open badges, estão sendo fortemente usadas em grandes empresas para atestar o conhecimento dos colaboradores. Ao finalizar um curso ou treinamento em uma Universidade Corporativa, um colaborador pode usar a medalha digital para se diferenciar.

Isso também ajuda no sentimento de pertencimento do profissional. Além de ser valorizado e ganhar conhecimento para se desenvolver profissionalmente, o colaborador agora faz parte de um grupo seleto.

Esse sentimento é importantíssimo para a empresa. Quanto mais colaboradores felizes e engajados, mais a empresa crescerá, em vários sentidos.

Você pode tirar proveito das medalhas digitais

Nós, da Brasil Open Badge, acreditamos que toda empresa tem um papel importante no desenvolvimento de seus colaboradores. E podemos ajudar você e sua empresa através das medalhas digitais.

Vamos conversar e buscar evoluir com o mercado de trabalho. Acesse https://www.bropenbadge.com e veja como a tecnologia por trás das open badges se encaixa com as mais diversas estratégias de negócio.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

5 motivos para emitir medalhas digitais

A chegada da certificação digital via blockchain no Brasil