Brasil Open Badge

Normas Técnicas: o que são e para que servem

A importância de validar sua Certificação em Normas Técnicas

As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade.

Falando assim, parece confuso. Mas vamos te ajudar com isso.Afinal, estas normas estão muito mais presentes na nossa vida do que podemos imaginar.

Mas o que são normas técnicas da ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas não está somente preocupada se o TCC dos universitários segue os padrões corretos. Existem várias normas, em diversos setores da nossa sociedade, que fazem este papel de organização e desenvolvimento no país.Estas normas influenciam na economia, na segurança das pessoas, na qualidade dos produtos e serviço. Resumindo, a ABNT formula e aplica essas regras para a solução ou prevenção de problemas.Estas normas técnicas estão presentes em vários aspectos das nossas vidas, e chegam a ter importante papel no crescimento das empresas e do país (se levarmos em consideração a importância da indústria e do setor de serviços para a economia nacional).A definição internacional de norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.”Mas, pra você lembrar de uma maneira mais simples, anote isso: as normas garantem a qualidade, a segurança e a eficiência de produtos e serviços.

O papel das normas

De acordo com a definição das normas no site oficial da ABNT, as normas:
  • tornam o desenvolvimento, a fabricação e o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos;
  • facilitam o comércio entre países tornando-o mais justo;
  • fornecem aos governos uma base técnica para saúde, segurança e legislação ambiental, e avaliação da conformidade;
  • compartilham os avanços tecnológicos e a boa prática de gestão;
  • disseminam a inovação;
  • protegem os consumidores e usuários em geral, de produtos e serviços; e
  • tornam a vida mais simples provendo soluções para problemas comuns.
 Como a própria ABNT diz, as normas têm uma enorme e positiva contribuição para a maioria dos aspectos de nossas vidas. Quando elas estão ausentes, logo notamos.

As normas de segurança e saúde no trabalho

Dentre as normas mais presentes no dia a dia corporativo estão as de Segurança e Saúde no Trabalho. Elas totalizam 36 NRs (normas regulamentadoras), e são aplicadas por técnicos especializados, responsáveis pela avaliação da empresa dentro dos parâmetros do setor em que ela se encontra.E atente-se: toda empresa que contrate colaboradores através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) precisa aplicar as NRs quando necessário. As normas são extremamente importantes para manter a integridade física e psicológica dos colaboradores, combatendo riscos e acidentes no trabalho.Dentre as normas mais conhecidas, estão as seguintes:
  1. NR 2: esta norma exige que um estabelecimento seja vistoriado e aprovado antes de ser aberto. Sem essa inspeção, o negócio não pode abrir.
  2. NR 6: a famosa norma dos Equipamentos de Proteção Individuais. Em indústrias, é imprescindível de que os funcionários atendam a esta norma.
  3. NR 23: você já foi chamado para fazer parte de uma brigada de incêndio? Isso ocorre por causa desta norma, que exige a adoção de medidas de prevenção de incêndios por todos os colaboradores.
Percebe a importância de atestar o conhecimento destes técnicos em segurança no trabalho? Estas são apenas três exemplos de como cada norma é importante para que a saúde dos empregados não seja colocada em risco.

Open Badges e a segurança no trabalho

Aqui na Brasil Open Badge nós temos um trabalho específico para esta área.Sabemos da importância das normas técnicas de segurança e saúde no trabalho, e acreditamos que, ao usar as medalhas digitais, os técnicos podem ajudar as empresas da melhor maneira possível.Atestando seus conhecimentos sobre as normas, mais empresas contratarão seus serviços, cuidando assim de seus colaboradores.Quer conhecer as medalhas digitais que desenvolvemos especialmente para este segmento? Clique aqui e chame um profissional da nossa equipe para conversar.Confira também:
Como fazer um bom networking usando medalhas digitais
5 motivos para emitir medalhas digitais