Brasil Open Badge

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas

Nos últimos anos vimos o surgimento do RH Digital. E este post é para falar exatamente sobre isso.

Na Brasil Open Badge, nós acreditamos na utilização das medalhas digitais como um passo importante na gestão de pessoas. E sabemos que a expansão do RH Digital vem de encontro à nossa crença: os open badges são a opção mais moderna, segura e atual no universo das certificações digitais.
Mas não é somente isso. Neste texto, falaremos com você sobre a evolução da área do RH e como você pode aproveitar este momento para gerir pessoas da melhor maneira com as medalhas digitais.

Uma breve história do RH

O setor de Recursos Humanos passou por mudanças significativas.Podemos tomar como ponto de partida a Revolução Industrial. Ela ocorreu no início do século XX, e na época a relação entre trabalhador e empresa era puramente salarial. O empregado (termo que aprendemos a substituir por colaborador) recebia ordens, e tinha que cumpri-las sem reclamar para receber um salário.Isso gerava muito desgaste, e atrapalhava a produtividade do negócio. Assim, com o passar dos anos, chegamos ao que pode ser entendido como a segunda fase do RH. Nesta fase 2, começou-se a discutir a importância do colaborador. Ele não era mais apenas um número, um salário a ser pago, que dava problemas com a lei. Ele passou a ter importância no crescimento da empresa.Esta valorização da “matéria humana”, unida à revolução tecnológica que vemos atualmente, levou ao RH Digital. Um setor de Recursos Humanos que está conectado a todos os colaboradores, sejam eles grandes executivos, gestores ou novos contratados.

Mas o que é RH Digital?

Mesmo tendo evoluído com o tempo, o RH Digital continua lidando com as burocracias e problemas que sempre enfrentou. A diferença agora é que o RH aproveita as novas ferramentas e tecnologias para agilizar antigos processos e conectar diversas áreas da empresa.Isso significa um RH conectado, ágil e que reduz erros na empresa.

As vantagens de ter um RH Digital

Algumas mudanças são impossíveis de serem revertidas. Pense, por exemplo, na digitalização de papéis e documentos. Com o novo RH, os holerites, pontos de chegada e saída, folhas de pagamento e comunicados são totalmente eletrônicos. Ou pelo menos boa parte deles deveria ser.A tecnologia agilizou todos esses processos. Inclusive a parte de comunicação interna da empresa. Foi-se o tempo em que era preciso focar somente na comunicação externa, com os clientes da empresa. Hoje, saber falar com seus próprios colaboradores de uma maneira que os faça se sentir valorizados é de extrema importância.Um RH Digital que dispõe das ferramentas certas pode ser um ponto de encontro entre as diversas áreas da empresa. Cada vez mais as empresas estão percebendo que ideias de sucesso podem vir de qualquer lugar, não somente do alto escalão.E dar voz a essas pessoas, geradoras de novas ideias, também pode ser um fator decisivo para um RH atualizado, que reconhece as habilidades de todos os colaboradores.

O papel das medalhas digitais no RH Digital

Quando pensamos em gestão de pessoas dentro de uma empresa, podemos imaginar um bolo enorme de currículos e documentos e comunicados. Certo?Errado.Passamos este post inteiro falando sobre a utilização das tecnologias para criar um RH Digital mais completo e preparado. Portanto, é com as medalhas digitais em mente, que convido você a imaginar um setor de RH que usa os open badges para conhecer melhor seus colaboradores.Cada um deles tem habilidades e características únicas. Apresentam novos pensamentos e conhecimentos. Com as medalhas digitais, em uma única ferramenta o setor de RH teria em mãos os certificados digitais de formação e cursos de cada profissional.Agora imagine uma empresa com Universidade Corporativa. Nela, os profissionais se desenvolveriam dentro da própria empresa, tendo mais produtividade e sentindo-se valorizado. Uma medalha digital tem este poder: com uma prova digital da sua conquista, o profissional é reconhecido dentro da empresa, e ainda leva a marca dela para fora, ao usar o open badge na assinatura de e-mail ou redes sociais.Descubra como são formadas as medalhas digitais.

Quer saber como as medalhas digitais podem ajudar o RH da sua empresa?

Estamos prontos para ajudar você e sua empresa. Conte-nos a sua realidade, e pensaremos na melhor utilização das medalhas digitais para o seu negócio.Será que a criação de uma universidade corporativa é uma boa ideia para você? Ou seria bom começar com a simples utilização das medalhas digitais nos cursos básicos ou em currículos?Vamos conversar para descobrir!Clique aqui e entre em contato com um membro da nossa equipe.