Como criar um perfil profissional online | Brasil Open Badge
Como criar um perfil profissional online
12 de dezembro de 2019 0

Será que é fácil criar o seu perfil profissional?

Afinal, nós temos inúmeros sites especializados em perfil profissional online e modelos de currículo prontos para usar disponíveis na internet.

Mas, assim como tudo parece ser no mundo corporativo, você precisa se destacar. E com o seu perfil profissional não é diferente.

Neste post vamos ajudar você a entender o que as empresas procuram no perfil de um candidato, e mostrar como as medalhas digitais podem fortalecer a sua presença online.

Vamos começar?

Bem-vindos à Era da Tecnologia

Foi-se o tempo em que as empresas imprimiam um bolo gigantesco de currículos para selecionar os melhores candidatos. Hoje, como você deve saber, os currículos e perfis profissionais são todos digitais.

Porém, o problema de lidar com dezenas de currículos ao mesmo tempo continua. E você precisa ser objetivo na construção do seu perfil profissional para se destacar na multidão e, principalmente, ajudar o avaliador a perceber que você é um potencial asset para a empresa.

Tudo começa, portanto, com um currículo objetivo e claro.

Monte um currículo que destaque seus pontos fortes

A parte mais importante de criar um perfil profissional online talvez seja o currículo. É através dele que o RH vai receber as principais informações sobre sua formação, habilidades e experiências.

São estes pontos, aliás, que devem receber destaque no seu CV. Mas atente-se: tudo deve ser resumido para que o avaliador não tenha que ler um calhamaço dentro de um PDF. Concentre na sua formação mais importante para o cargo, nas habilidades que mais agregam valor para a vaga pretendida, e nas experiências que diferenciam você dos outros candidatos.

Lembre-se de ser sempre honesto ou honesta na hora de criar um perfil profissional. Exagerar na adaptação do seu CV para uma vaga específica pode vender seu perfil da maneira errada, e você pode acabar em um emprego em que não consegue dar conta do trabalho.

Como criar um perfil profissional online

Além de um currículo sucinto e objetivo, é preciso criar um perfil profissional online. E isso deve ser feito de duas maneiras: usando redes sociais e plataformas específicas para este fim, e tomando cuidado com as suas redes sociais pessoais.

Hoje nós temos acesso à redes como o LinkedIn, especializadas em conectar profissionais. No LinkedIn, por exemplo, é possível ver o nível de conexão que você tem com outra pessoa, as habilidades em comum, se vocês frequentaram a mesma instituição de ensino. Tudo para que as pessoas encontrem você, saibam da sua capacidade, e se conectem mais facilmente com seu perfil profissional.

Quando falamos das nossas redes sociais pessoais, outros cuidados devem ser tomados. Principalmente se o seu perfil é aberto ao público.

Muitas pessoas não tomam o cuidado com o que postam. Compartilhar piadas de mau gosto, imagens ou frases preconceituosas, ou até mesmo fotos íntimas demais podem fazer você perder uma vaga. Parece algo óbvio quando colocamos assim, mas acredite, muitos profissionais não sabem manter um perfil profissional online equilibrado. A nossa imagem é tão importante quanto as informações que passamos em um currículo.

As medalhas digitais na construção do perfil

Aqui na Brasil Open Badge nós temos uma plataforma própria onde todos os usuários das nossas medalhas digitais podem interagir e trocar experiências. É como se fosse o nosso próprio LinkedIn, com os badges servindo como validadores das diversas habilidades e formações ali concentradas.

Graças à tecnologia Blockchain, criar um perfil profissional online ficou mais seguro tanto para o candidato quanto para a empresa que busca estes colaboradores.

Autenticando a veracidade das informações contidas no badge, é possível autenticar soft skills, comprovar um diploma e mostrar para a empresa que você possui certificados verdadeiros e habilidades comprovadas no mercado de trabalho.

As medalhas digitais também podem ser usadas em outras redes sociais, como Facebook e LinkedIn, e incluídas no seu currículo para que ele fique ainda mais atraente e ganhe um ar de veracidade frente aos profissionais de RH.

Quer saber como mais podemos te ajudar na busca pelo perfil profissional completo?

São inúmeras as maneiras de usar medalhas digitais para criar um perfil profissional online. E nós queremos ajudar você.

Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu momento profissional. Temos certeza de que podemos te dar uma luz quanto às vantagens de usar nossas medalhas para se destacar no mercado de trabalho.

Clique aqui e tire suas dúvidas agora mesmo!

Confira também:

Como fazer um bom networking usando medalhas digitais

Como comprovar soft skills com medalhas digitais?

Deixa um comentário