Brasil Open Badge

Universidade Corporativa: o que é e quais suas vantagens?

Universidade Corporativa: o que é e quais suas vantagens?

A universidade corporativa já é uma realidade em diversas empresas. Você vai ficar de fora?

A definição de Universidade Corporativa gira em torno do conceito de um ambiente preparado para capacitação. Ela pode estar ligada a uma ou mais empresas e seu objetivo é oferecer treinamentos para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Esses treinamentos estão ligados às atividades dos colaboradores dentro da empresa. Dessa forma, aprimora a capacitação profissional da equipe e melhora a qualidade do serviço prestado. Assim, a função da universidade corporativa não é apenas voltada para treinamento e sim para desenvolvimento de habilidades que podem ser aproveitadas no próprio ramo de atuação.

As vantagens da universidade corporativa

Assim como dito anteriormente, a universidade corporativa auxilia no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, possibilitando um aprendizado continuado para os profissionais da sua empresa. Mas as vantagens não param por ai! Confira a seguir os principais benefícios que a universidade corporativa proporciona:

1) Economia de recursos

Quando se oferece um treinamento mais focado, não é necessário investir em cursos externos. Dessa forma, a organização evita arcar com aluguel de espaço, remuneração de profissionais capacitados para o treinamento, etc. Além disso, tem a garantia de que o conteúdo do curso é exatamente o que os colaboradores necessitam, evitando ter que adquirir outros treinamentos posteriormente.

Essa vantagem é válida também para os colaboradores. Uma vez que não precisam se deslocar para o local do treinamento, economizando tempo e dinheiro.

2) Retenção de bons profissionais

Sempre que se fala em empresas de sucesso surge a discussão a respeito do quadro de colaboradores. Empresas que desejam se destacar no mercado precisam possuir colaboradores qualificados. Sendo assim, quando as organizações oferecem a universidade corporativa consequentemente atraem pessoas interessadas no crescimento profissional. Como resultado, a equipe se torna muito mais eficiente e disposta a sempre melhorar.

A universidade corporativa também demonstra que a empresa está preocupada com o desenvolvimento dos colaboradores, fazendo com que a equipe se sinta valorizada e que seus esforços estão sendo reconhecidos.

3) Flexibilidade

O maior problema de organizar treinamento para uma empresa está relacionado ao horário. Conseguir conciliar o tempo disponível de toda a equipe é uma missão quase impossível. A universidade corporativa surge como uma solução, afinal, tem a possibilidade de ser 100% online com cursos que podem ser realizados a qualquer tempo. Assim, cada colaborador decide o melhor horário para aprender.

4) Certificação

Da mesma forma que as universidades de ensino concedem um diploma para seus cursos, a universidade corporativa é capaz de fornecer esses certificados. Dessa maneira, os profissionais sentem que todo esse aprendizado pode ser utilizado em toda sua vida profissional.

Entretanto, como estamos inseridos no mundo moderno, repleto de tecnologias, por que não explorá-las?

Medalhas digitais: a forma mais moderna de certificação

Conhecida também como open badge, a medalha digital é o formato mais atual e moderno para certificar cursos e treinamentos. As universidades corporativas utilizam esse modelo como forma de valorizar e atestar a competência de um profissional.

Empresas como Adobe, Harvard e Microsoft já adotaram esse sistema e no Brasil isso não é diferente. A Brasil Open Badge está auxiliando organizações como FGV, Itaú, Oi, Alpargatas, Leroy Merlin e diversas outras empresas a emitir a certificação e tornar seus profissionais muito mais qualificados.

Para entender melhor, confira esse vídeo e fique por dentro do assunto:

 

As vantagens das medalhas digitais

A principal vantagem é com relação a segurança. O sistema open badge usa a tecnologia blockchain do Ethereum para registrar as informações de forma segura e com veracidade, visto que são criptografadas e compartilhadas em um ambiente imutável. Sendo assim, não há possibilidade de fraudes e/ou alterações no sistema.

Além disso, os administradores podem acompanhar dados estratégicos sobre participação e desenvolvimento da equipe, tendo total autonomia para emitir ou criar novas medalhas sempre que necessário.

Lembre-se: quanto mais motivados e valorizados estiverem os colaboradores, mais sua empresa crescerá em todos os sentidos.

Ainda, é possível usar as medalhas digitais como pontuações para incentivar que o colaborador se dedique ainda mais e cresça dentro da trilha de carreira que escolheu seguir. A cada treinamento ou curso finalizado, o profissional acumula pontos e pode acompanhar a evolução das suas conquistas.

Conheça todos os benefícios e emita suas próprias medalhas digitais para fortalecer sua marca e aumentar a taxa de participação dos colaboradores nos treinamentos oferecidos pela sua empresa ou universidade corporativa.

A Brasil Open Badge é uma excelente parceira para melhorar o engajamento e desenvolvimento das equipes, sendo aprovada por muitos gestores. Não fique de fora! Mantenha sua empresa atualizada e ofereça para a sua equipe o que há de mais novo referente à certificação digital no mercado.