Brasil Open Badge

Fraude de diploma: cuidado para não cair nesse golpe!

fraude de diplomas

Se você acompanha as notícias e jornais em sua rotina diária, provavelmente se deparou com matérias recentes sobre mais um escândalo de fraudes de diplomas. Aliás, essas falsificações estão tomando uma nova proporção já que também estão enganando os conselhos regionais e estaduais de controle, como ocorreu com o Conselho de Medicina do Rio de Janeiro.

Por isso, preparamos um artigo exclusivo que te manterá informado sobre os perigos dessas falsificações e como ficar atento para não cair nesses golpes, principalmente se você trabalha na área de recrutamento e seleção de alguma empresa.

Fraude de diploma é algo recente?

Infelizmente não. Há décadas nos deparamos com falsificações de diplomas e currículo por parte de pessoas mal intencionadas que almejam cargos com alta remuneração mesmo sem ter a qualificação adequada. 

Porém, com o avanço das tecnologias e de esquemas golpistas especializados em falsificações de documentos, esse crime se tornou algo muito recorrente em nossa sociedade.

O caso mais recente que chocou o país foi a descoberta de uma quadrilha especializada em forjar a documentação completa para falsos médicos trabalharem em hospitais. Inclusive, para especialistas da área, esse esquema era praticamente um negócio, já que tinha uma estrutura empresarial e a documentação fabricada passava até por órgãos reguladores.

Além disso, essa quadrilha em particular fornecia histórico escolar, diploma, ata de colação, registros oficiais e até monografia de conclusão de curso. Eles também criaram um e-mail próprio, similar ao da faculdade, para funcionar como uma verificação oficial do documento pela unidade de ensino superior. 

Inclusive, devido a qualidade do material, o histórico completo de documentos e os detalhes da falsificação, a quadrilha conseguiu enganar o CMRJ 65 vezes.

Agora, a pergunta que fica é: Qual o perigo que um diploma falsificado pode trazer?

Quais os perigos que a fraude de diploma traz para a sociedade?

Inúmeros! Pensar que a fraude de diploma está se tornando algo “rentável” para organizações criminosas dispara sinal de alerta para toda a sociedade. Afinal, todos estão vulneráveis aos prejuízos dessas atitudes.

  • Para as empresas: passam a ter mais dificuldade durante o processo seletivo pois correm o risco de contratar profissionais com documentos falsificados e sem conhecimento adequado para assumir as atividades do cargo. 
  • Para os clientes: em alguns casos a falsificação engloba até riscos de vida ou saúde para a saúde dos clientes que serão atendidos pelos falsos profissionais, como é o caso dos falsos médicos que chegaram a realizar atendimento, prescrevendo remédios e tratamentos.
  • Para o mercado: descredibilização de diplomas, certificados, documentos e instituições de ensino que deveriam comprovar as habilidades e capacitações dos profissionais.

Além disso, falsificar diplomas é um crime previsto pela lei brasileira. Isso significa que todos os envolvidos, seja falsificador, interceptor ou comprador, responderão na justiça.

Por fim, quando paramos para analisar a seriedade do problema devemos considerar até que ponto diplomas impressos ou certificados em PDF são realmente seguros e como esse sistema de verificação pode ser aprimorado? 

Vale lembrar que atualmente já existem métodos mais seguros de certificação digital que são tão aceitos no mercado de trabalho quanto os diplomas tradicionais.

Um bom exemplo são os badges digitais. Além de possuir proteção de dados e segurança blockchain, eles podem ser personalizados de acordo com a entidade emissora.

Como se proteger contra fraude de diplomas?

Como você viu acima, confiar em um documento com papel de qualidade, timbrado e com a marca d’água ou logotipo da universidade e do MEC já não é mais suficiente. 

Além de conferir o número do diploma no site ou órgão apontado no verso do diploma é importante entrar em contato direto com a secretaria da entidade emissora para confirmar de fato a informação.

Acompanhar notícias sobre esse assunto também é uma excelente maneira de estar preparado para não cair em golpes que possam aparecer. Por isso, pensando em te ajudar separamos alguns artigos de 2023:

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o assunto e pode colocar em prática algumas dicas que ajudarão a evitar o golpe dos falsos diplomas na sua empresa ou equipe. 

Acompanhe nosso LinkedIn e Instagram para conferir mais dicas como essa.

Emita seus badges para evitar fraudes!

Como podemos te ajudar?

Vamos falar sobre o seu negócio?

Para emitir suas próprias medalhas digitais é só nos contar um pouco mais sobre você e o seu negócio que um de nossos consultores entrará em contato com um orçamento personalizado.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Se preferir agende uma reunião agora mesmo com a nossa Diretora Comercial