Brasil Open Badge

Como criar uma medalha digital ou open badge?

Como criar uma medalha digital ou open badge?

Saber como criar badges digitais de destaque é um diferencial para todas as organizações atualmente. Seja uma corporação ou uma entidade de ensino, afinal as medalhas digitais já estão substituindo as certificações tradicionais.

Sendo assim, preparamos esse artigo com as melhores práticas para você criar um badge digital que se destaque entre os demais.

Como criar badge digital de sucesso?

Estruturar uma medalha digital que chame a atenção e desperte o interesse de determinada comunidade é fundamental para qualquer marca. Afinal, você quer associar a sua empresa à inovação enquanto mantém o profissionalismo.

Como criar uma medalha digital ou open badge?

Então, para te ajudar a desenvolver badges assertivos que se alinhem com a cultura de sua organização separamos as práticas a seguir:

1) Escolha a melhor plataforma 

É fundamental selecionar a melhor plataforma de open badges disponível. Opte por empresas que ofereçam opções de personalização, compartilhamento nas redes sociais e emissão do certificado em PDF sempre que necessário.

Além disso, é necessário investir em ferramentas que contam com segurança de criptografia e blockchain. Isso porque um dos grandes diferenciais dessa certificação é a segurança e impossibilidade de fraude. 

Então, nada melhor do que a pioneira dos badges no Brasil, não é mesmo? Com a Brasil Open Badge você traz inovação para a sua marca enquanto mantém a segurança e sigilo de seus clientes. Além disso, oferecemos gamificação e trilha de aprendizagem para estimular ao máximo o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores e/ou alunos.

badge

2) Design do Badge

Ao contrário do que a maioria acredita, o design de um badge digital de destaque não precisa utilizar cores gritantes ou fontes do momento. Pelo contrário, para uma boa imagem de suas medalhas digitais é necessário manter-se alinhado com a cultura e valores da organização.

Optar por ícones que transmitam uma mensagem clara e que remetem a sua marca é sempre uma boa escolha. Na maioria das vezes a chave do sucesso está na simplicidade. 

Como criar uma medalha digital

Além disso, manter a objetividade da certificação é o segredo para um bom design. Ou seja, mantenha apenas as informações essenciais sobre aquela certificação para comprovar a competência e credibilidade de seu aluno ou colaborador. 

3) Como criar badge digital: detalhes da certificação

Como você acabou de ver, manter a assertividade na hora de criar o design de uma medalha digital é essencial. O mesmo é válido para a descrição da certificação.

Mantenha uma comunicação clara e detalhada que permita uma boa compreensão sobre o ganhador, a instituição emissora e os detalhes do curso, treinamento, evento, habilidade, reconhecimento ou premiação relacionada à certificação:

  • Nome do aluno/colaborador
  • Instituição de ensino/Empresa/Órgão emissor
  • Nome do curso/treinamento/evento/premiação/reconhecimento
  • Carga Horária
  • Competências e habilidades desenvolvidas
  • Data da emissão e validade
  • Critérios necessários para obter a certificação

4) Disponibilize a integração com as redes sociais

Para gerar ainda mais destaque para suas medalhas digitais você precisa habilitar o compartilhamento nas redes sociais, especialmente no LinkedIn.

Afinal, nada melhor do que estimular usuários e promotores da sua marca a compartilharem as conquistas e qualidade de sua instituição de ensino. Seja ela uma entidade tradicional ou uma universidade corporativa.

Importante: com a plataforma da Brasil Open Badge os ganhadores conseguem compartilhar suas medalhas digitais em todas as redes sociais e assinaturas de e-mail com apenas alguns cliques. Temos toda a estrutura que o seu negócio precisa para implementar uma excelente estratégia de emissão de badges digitais!

Como criar uma medalha digital ou open badge?

5) Estimule seus alunos a compartilhar e conquistar novas medalhas digitais

Por fim, para que um badge seja realmente valorizado, tanto dentro da instituição quanto fora dela, é preciso que as pessoas entendam sua importância. Por isso, explique aos colaboradores e/ou alunos o valor dessa certificação.

Exponha os benefícios que eles terão ao conquistar e compartilhar cada medalha que comprove suas habilidades e competências diante da comunidade profissional que eles estão inseridos.

Assim você solidifica os seus badges perante o mercado de trabalho e ainda estimula a aprendizagem contínua entre seus funcionários e/ou estudantes.

Agora que você já sabe como criar um badge de destaque seguindo as melhores práticas é o momento de entrar em ação e fazer como nossos clientes:

Para saber como a nossa parceria pode maximizar a relevância de suas medalhas digitais basta agendar um horário com um de nossos especialistas:

Caio Bianchi Gerente de Educação Continuada | ESPM

O uso dos badges como apoio tecnológico à área de cursos de extensão da ESPM permitiu um salto na inovação da plataforma de educação continuada da instituição. A prontidão e eficácia da Brasil Open Badge na implementação de recursos adaptados à realidade da ESPM faz com que a parceria seja frutífera e perene.

Rebecca Zalcman Coordenadora de Projetos e
Processos (Lean & Kaizen) | Itaú

É incrível o poder que o badge tem quando pensamos em engajamento de pessoas! O Programa Kaizen & Lean do Itaú Unibanco tem uma grande visibilidade e uma grande busca de pessoas internas e externas para se certificarem conosco, muito por conta das publicações dos nossos belts no LinkedIn.

Mary Murashima Diretora de Gestão Acadêmica | FGV

Desde que iniciamos a parceria com a Brasil Open Badge, em março de 2020, foram mais de 40.000 certificados digitais entregues em cursos de curta e média duração de educação executiva continuada no Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV. Estamos bastante contentes com a segurança e a qualidade do processo de emissão dos badges bem como com o alcance que o compartilhamento deles pelos estudantes tem alcançado nas diferentes redes sociais.

Heitor Ruiz Coordenador de Projetos e
Processos (Lean & Kaizen) | Itaú

Sentíamos falta de algo que trouxesse credibilidade para as certificações internas perante o mercado e com a parceria da Brasil Open Badges conseguimos superar isso e potencializamos, ainda mais, o nosso Programa Kaizen & Lean ganhando visibilidade no LinkedIn, recebendo vários pedidos de benchmark, ampliando a atração de talentos e engajando mais os times a evoluírem seus conhecimentos trazendo mais retorno para o banco.

Alberto Pezeiro CEO & Founder | Seta

A Seta – Desenvolvimento Gerencial vem usando os badges eletrônicos há vários anos para, não apenas garantir a veracidade das certificações de milhares de participantes do seus treinamentos na América Latina, mas também como uma poderosa ferramenta para gerar engajamento dos seus alunos pós treinamento e de exposição positiva nas redes socias. O resultado tem sido fantástico!

Hugo Freitas Coordenador de Melhoria Contínua (Seis Sigma) | Grupo Pão de Açúcar – GPA

Nossa parceria iniciou em Ago/2020, e essa tecnologia nos permitiu um salto de inovação muito grande na CIA a respeito de certificações e reconhecimentos. O Badge tem um poder extraordinário de engajamento, nossos(as) colaboradores(as) começaram a criar contas e compartilhar em diferentes redes sociais as suas conquistas/formações. Conseguimos obter autenticidade digital dos nossos diversos treinamentos, além de ganhar credibilidade e veracidade das certificações internas, e potencializamos a nossa exposição, aumentamos a visibilidade do nosso Modelo de Excelência Operacional GPA (MEO) e temos recebido vários pedidos de Benchmark. As experiências e resultados são incríveis!

Andreia Lozano (She/Her) Brand, Marketing and Content Manager at Kaizen Institute North America

Estamos muito satisfeitos com a parceria que iniciou em 2020 no Brasil e hoje já conta com outros países utilizando a mesma plataforma. O uso dos badges além de gerar uma maior credibilidade no mercado é um sinônimo de inovação em termos de certificação. Além disso aumentou o engajamento dos alunos, marketing da marca e visibilidade nas redes sociais.