Descubra como é formada uma medalha digital com a Brasil Open Badge

Afinal, você sabe como é formada uma medalha digital?
Neste post nós mostraremos como é formada uma medalha digital (como gostamos de chamar os open badges) são formadas, e quais as partes que as compõem no nosso sistema.
Mas antes, se você ainda não sabe o que é open badge, um breve resumo.
O que é open badge
Um open badge, ou medalha digital, pode ser resumida como uma prova digital de uma conquista. Por isso o termo medalha.
Para as empresas, as medalhas costumam representar habilidades e cursos de um colaborador ou candidato. Essas medalhas também são usadas em Universidades Corporativas como forma de valorizar e atestar a competência de um profissional.
Nas universidades, por outro lado, essa medalha representa desde o diploma do aluno até cursos e especializações. As instituições de ensino podem usar as medalhas digitais para rankear seus alunos, criando uma comunidade onde o aprendizado e a recompensa que ele traz aproxima a nova geração da própria escola.
Mas em um mundo digital onde é possível falsificar dados, como sabemos se as informações dos alunos e profissionais são verdadeiras? É aí que descobrimos as vantagens da tecnologia por trás dos open badges.
O que tem dentro de uma medalha digital?
Acertou quem respondeu “muitos dados criptografados que protegem as informações de quem ganhou a medalha”. Aposto que você pensou isso, não?
Aqui na Brasil Open Badge temos basicamente seis divisões de informações dentro de um open badge. E usaremos nossa tecnologia como exemplo para te ajudar a entender como é formado um open badge.
Como é formado um open badge
-
Imagem do badge
Nada mais é do que uma imagem diferenciada que cria vínculo com a marca da empresa. Deve ser uma imagem chamativa, bonita visualmente, para que a empresa e o emissor tenham orgulho de exibir o badge como, bem, uma medalha.
-
Nome do badge
Outra coisa que parece simples, mas que deve ser bem feita. Todo badge precisa ter um nome que identifique rapidamente a capacitação ao qual o ganhador tem direito, garantindo o entendimento de quem o ler.
-
Descrição do badge
Deve ser elaborado da melhor forma possível, com textos claros e bem feitos, pois será utilizado para explicar de forma estratégica qual a capacitação conquistada pelo ganhador da medalha.
-
Critérios
Indica por que o ganhador recebeu o badge. Pode conter informações desde comprovação de presença mínima até nota mínima de valor da prova, ou até mesmo habilidades adquiridas e comprovadas em um curso.
-
Validade
Indica se o badge tem prazo indeterminado ou se expira em determinado período, para quem estiver contratando saber se o badge é válido ou para o ganhador poder atualizar sua conquista, se possível.
-
Emissor
Ao clicar sobre o logo do emissor, a página web da instituição ou empresa abrirá, mostrando todos os badges que são emitidos pela mesma. É aqui que a medalha puxa o valor da marca da empresa que a emitiu.
Estas partes que formam uma medalha digital são todas asseguradas através da tecnologia blockchain. Essa é a mesma tecnologia das criptomoedas (como bitcoins), que protegem as informações e garantem a validade dos dados do open badge.
Nossa tecnologia está em plena expansão no Brasil, e já é amplamente utilizada por empresas como Oi, Banco do Brasil, e Seta Desenvolvimento Gerencial.
Fora do país, gigantes como Nasa, IBM, Oracle e Microsoft já apostaram nas medalhas digitais para ir de encontro ao futuro, em vez de esperar ele chegar. Em grandes instituições de ensino não é diferente: Harvard e MIT utilizam o protocolo Open Badges Specification para gerenciar conquistas e diplomas de alunos.
Isso mostra como apostar nesta tecnologia pode elevar uma empresa a outros níveis, uma vez que as medalhas são utilizadas por grandes companhias que já perceberam as vantagens que elas trazem.
Sua empresa já pensou em estratégias com medalhas digitais?
Agora que você sabe como é formada uma medalha digital, convidamos você e sua empresa para entender melhor esta tecnologia, e como ela pode mudar a forma de interagir com novos e antigos colaboradores.

Os badges digitais proporcionaram agilidade em nosso processo de certificação no Programa Lean 6 Sigma – Vivo. Ele ajuda a impulsionar o desenvolvimento, pois com a exposição nas redes sociais os perfis contam com as medalhas e isso colabora na visibilidade e versatilidade das certificações expostas nas redes. A verificação do emissor, destinatário, quais critérios e como a capacitação foi realizada transmite segurança nas informações com as validações em tempo real. Obrigada Brasil Open Badge pela parceria e serviços prestados junto a área de Desenvolvimento da VP Pessoas – Vivo

Desde que iniciamos a parceria com a Brasil Open Badge, em março de 2020, foram mais de 110.000 certificados digitais entregues em cursos de curta e média duração de educação executiva continuada no Instituto de Desenvolvimento Educadional da FGV. Estamos bastante contentes com a segurança e a qualidade do processo de emissão dos badges bem como com o alcance que o compartilhamento deles pelos estudantes tem alcançado nas diferentes redes sociais.

Nossa parceria iniciou em Ago/2020, e essa tecnologia nos permitiu um salto de inovação muito grande na CIA a respeito de certificações e reconhecimentos. O badge tem um poder extraordinário de engajamento, nossos(as) colaboradores(as) começaram a criar contas e compartilhar em diferentes redes sociais as suas conquistas/formações. Conseguimos obter autenticidade digital dos nossos diversos treinamentos.

O uso dos badges como apoio tecnológico à área de cursos de extensão da ESPM permitiu um salto na inovação da plataforma de educação continuada da instituição. A prontidão e eficácia da Brasil Open Badge na implementação de recursos adaptados à realidade da ESPM faz com que a parceria seja frutífera e perene.

Estamos muito satisfeitos com a parceria que iniciou em 2020 no Brasil e hoje já conta com outros países utilizando a mesma plataforma. O uso dos badges além de gerar uma maior credibilidade no mercado é sinônimo de inovação em termos de certificação. Além disso, aumentou o engajamento dos alunos, marketing da marca e visibilidade nas redes sociais.

A SETA Desenvolvimento Gerencial vem usando os badges eletrônicos há vários anos para, não apenas garantir a veracidade das certificações de milhares de participantes dos seus treinamentos na América Latina, mas também como uma poderosa ferramenta para gerar engajamento dos seus alunos pós-treinamento e de exposição positiva nas redes sociais. O resultado tem sido fantástico!
Últimos artigos
-
Como emitir medalhas digitais: guia completo
-
O que é badge? O guia definitivo da credencial digital
-
Diploma digital MEC: o que muda com a nova regulamentação
-
BOB: o atendimento humanizado de verdade!
-
IA para badges digitais: a BOB é a única plataforma com IA
-
Dados estratégicos na gestão de talentos: o que sua universidade corporativa precisa
-
Segurança blockchain na certificação: por que a BOB é sinônimo de credibilidade
-
Como atender às exigências do MEC sobre certificação de competências nas IEs?
-
Marketing orgânico: como gerar resultados reais sem gastar com anúncios