Afinal, o que é Blockchain?
A Blockchain é uma tecnologia que funciona como um banco de dados para armazenamento online de informações.
E neste post vamos falar sobre isso: o funcionamento básico da Blockchain, a segurança que ela traz para os envolvidos, e como essa tecnologia se conecta com o universo das medalhas digitais.
Antes de tudo, vamos entender como a criação da tecnologia está conectada à famosa criptomoeda Bitcoin.
Bitcoin e Blockchain: como se conectam
Dizem que a Bitcoin foi criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. Mas também dizem que a criptomoeda foi desenvolvida por um grupo de empresas.
Como não chegamos num consenso, vamos deixar a principal mensagem aqui: O importante é saber que a Bitcoin foi desenvolvida junto com um código que sustenta essa tecnologia. E esse código deu origem à Blockchain.
O grande diferencial da Bitcoin é que ela é completamente digital. As criptomoedas existem virtualmente, e são armazenadas em um hardware ou até mesmo no celular.
Uma Bitcoin é descentralizada. Ou seja, não tem vínculo com governos, empresas ou bancos. Isso criou todo um sistema econômico alternativo, onde tudo é registrado através da Blockchain.
E o que é Blockchain?
Essa é a pergunta tema do texto. E a resposta pode parecer confusa no começo.
Blockchain, como falamos no início do post, é um tipo de banco de dados que armazena todas as transações de dados criptografados, como a Bitcoin. E o fato das informações serem criptografadas é muito importante.
É possível acessar esse banco de dados do seu computador e ver uma negociação em tempo real. Os nomes e valores envolvidos nas transações são protegidos por códigos, mas você sabe que aquela transação aconteceu, e que ela está gravada no sistema para sempre, pois não é possível voltar atrás em uma negociação na Blockchain.
Como funciona a Blockchain?
Vamos entender a própria palavra: blockchain, em tradução literal, significa cadeia de blocos.
Esses blocos são formados pelas informações sobre as diversas transações ocorridas em um determinado espaço de tempo (costuma ser mais ou menos dez minutos), e cada conjunto de blocos e possui uma assinatura digital única.
Essa assinatura é a “impressão digital” do bloco. E como cada um tem sua própria impressão digital, isso torna o registro de informações seguros, pois não é possível copiar ou fraudar assinaturas criptografadas de cada bloco.
Mineradores: os responsáveis pelos blocos
O assunto é complicado, então vamos com calma. Os blocos de informações são feitos por computadores superpotentes, controlados pelos chamados Mineradores.
São eles que reúnem informações e juntam os blocos em cadeia, garantindo a segurança das informações através dos códigos criptografados.
Por isso a tecnologia Blockchain ganhou a fama de segura. Os blocos de informações são praticamente inquebráveis, e a veracidade da informação é garantida.
A segurança do sistema
Lembra quando dissemos que os blocos são conectados entre si, formando a cadeia de blocos? É essa construção que faz a segurança do sistema ser praticamente infalível.
Imagine um hacker que precise descobrir a assinatura (impressão digital) de um bloco de informações. Feito isso, ele precisa descobrir a assinatura do anterior, para que as informações do primeiro façam sentido. Ele precisa, então, descobrir a assinatura do bloco anterior, e do anterior, e do anterior…
Isso geraria uma corrente de informações sem fim, e o hacker precisaria de um supercomputador que alteraria os dados registrados em cada um dos diversos computadores ligados à Blockchain. Ou seja, ele precisaria ter um computador com capacidade de processamento maior do que a soma de todos os computadores existentes hoje.
Vamos combinar que é praticamente impossível.
A segurança que esse sistema oferece é tão grande que diversas empresas, instituições governamentais e de ensino passaram a adotar a Blockchain como ambiente de troca e armazenamento de informações.
Blockchain e medalhas digitais: uma alternativa para as empresas
Aqui na Brasil Open Badge nós descobrimos e revolucionamos a utilização da Blockchain.
Atualmente, as medalhas digitais (open badges) são usadas por empresas e instituições de ensino de diversas maneiras. Entre elas, estão:
- A criação de Universidades Corporativas em empresas, para ensino de colaboradores, registro de competências e desenvolvimento dos profissionais.
- A utilização de medalhas digitais no lugar de diplomas, deixando tudo digital, seguro, moderno e inovador.
- A geração de conexões entre usuários dentro da nossa plataforma própria, uma rede social certificada em que os ganhadores de medalha se conectam e abrem mais portas.
Tudo isso é feito dentro do sistema Blockchain, assegurando a veracidade das informações e elevando o nível das empresas e de seus colaboradores e alunos.
Que tal apostar na segurança e na modernidade que a tecnologia Blockchain e as medalhas digitais proporcionam?
Nós podemos ajudar você e sua empresa. Acesse http://bropenbadge.com/ e faça parte desta cadeia de informações e empresas que apostam no futuro sem medo de crescer e evoluir.
Confira também:
4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa
RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas