Diploma Digital: o que é e como funciona | Brasil Open Badge
Diploma Digital: o que é e como funciona
31 de março de 2020 0

Veja o que é o Diploma Digital e como ele funciona

Prepare-se, a expectativa do Ministério da Educação é que ele seja implementado até o fim de 2021 em universidades e faculdades, públicas e privadas.

A educação no nosso país sempre passou por altos e baixos. Mas a decisão do MEC de criar um Diploma Digital oficial para universidades e faculdades mostra que a tecnologia, mais uma vez, dita as regras na nossa sociedade.

Neste artigo, vamos falar sobre os certificados digitais, sua estrutura e importância, e tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Portanto, comecemos pelo básico. O que exatamente é um diploma digital?

O que é um diploma digital?

O diploma digital nada mais é do que a versão eletrônica do diploma que todos nós conhecemos.

Com ele será possível comprovar a conclusão de um curso de ensino superior de qualquer instituição pública ou privada pertencente ao Sistema Federal de Ensino.

A ideia do MEC (Ministério da Educação) é que até o final deste ano, 2020, todas as instituições possam emitir os diplomas, começando 2021 com a novidade já concretizada.

É importante frisar que estes diplomas estarão disponíveis, por enquanto, apenas para graduações. Pós-graduandos e mestrandos terão que esperar para usar o recurso.

Os motivos do lançamento da plataforma

De acordo com o próprio Ministério da Educação, o diploma digital deverá ser o responsável pela diminuição do tempo de espera do aluno pelo seu certificado de conclusão.

A ideia é diminuir a burocracia do processo. Não será preciso ir até a faculdade para buscar o diploma, ou esperar quase 3 meses para colocar as mãos no documento. A espera, com a versão eletrônica, deverá ser de 15 dias.

Outro motivo é a economia das instituições com a impressão dos diplomas. Hoje, o gasto estimado é de quase 400 reais por emissão de diploma físico. Com o diploma digital, esse custo não passará de R$ 90.

Mas, para o mercado de trabalho, o principal motivo dessa mudança é outro. E é algo que você, profissional, gestor ou RH, deve se atentar.

Segurança: a maior vantagem do diploma digital

No ano de 2019, foi descoberto um esquema de venda de diplomas falsos no Brasil. Oito Estados estavam envolvidos. Mais de 4 mil casos foram registrados.

O Diploma Digital aparece como alternativa segura de comprovação de conclusão de curso. Assim como nossas medalhas digitais, o novo diploma tem informações criptografadas e protegidas. Isso garante a validade das informações nele contidas, ajudando tanto os profissionais quanto as empresas a escaparem de fraudes.

O relacionamento dentro do mercado de trabalho ganha um importante aliado com os diplomas digitais, que aparecem como forma de agilizar o compartilhamento de informações profissionais em um mundo já tão veloz como o nosso, sem a preocupação de estar sendo enganado.

Como obter o diploma digital?

Cabe aos alunos buscarem a informação junto à instituição de ensino onde estudam ou estudaram.

O MEC espera que até 2021 todas as universidades e faculdades já estejam prontas para emitir os diplomas digitais. Se você tem uma graduação para emitir um diploma, aproveite a oportunidade de ter mais esse moderno recurso nas suas mãos.

Portanto, fique esperto e acompanhe as notícias sobre o assunto nas redes e meios de contato com sua instituição de ensino.

Mas se você tem outros cursos e certificações e gostaria de saber como emitir versões digitais dos mesmos, nós podemos te ajudar. Mande uma mensagem para nossa equipe. 

A Brasil Open Badge está na vanguarda desse assunto, e temos certeza de que, se você também estiver usando os certificados digitais no seu currículo e dia a dia, muitas portas se abrirão.

Vamos conversar?

Deixa um comentário