Guia completo sobre medalha digital: conheça essa tecnologia que está revolucionando o mercado
No competitivo cenário digital em que vivemos, o reconhecimento vai além de uma simples formalidade. Ele se tornou uma ferramenta poderosa para motivar, inspirar e fortalecer a conexão com o seu público. É aqui que as medalhas digitais entram em ação.
Elas não são apenas símbolos de conquistas, mas também impulsionadoras do engajamento, da motivação e da construção de comunidades.
Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, resolvemos criar um guia reunindo os tópicos que geram mais dúvidas entre os gestores.
Continue a leitura para descobrir como essa nova estratégia pode ser aplicada em seu negócio.
Afinal, o que é uma medalha digital?
Medalha digital é um emblema digital que certifica habilidades, conquistas, formação acadêmica e premiações. Tudo isso de forma simples e segura, utilizando a tecnologia blockchain para evitar fraudes.
Diferente dos diplomas tradicionais e certificados em PDF, a medalha digital é rastreável e permite que as empresas façam uma boa gestão após a emissão, acompanhando dados valiosos sobre utilização, compartilhamento nas redes sociais, impressão do certificado PDF, etc.
Em outras palavras, a medalha digital é uma versão mais segura e aperfeiçoada dos certificados tradicionais que muitas vezes eram impressos pelos alunos:
Vale reforçar também que depois que uma medalha é emitida ninguém consegue alterar nenhuma informação ou dado da certificação, evitando qualquer tipo de fraude. Além disso, cada badge conta com um código único de verificação de autenticidade blockchain que pode ser checado em qualquer momento através da plataforma emissora.
Por que utilizar uma medalha digital?
Como dito acima, elas são mais seguras do que as certificações comuns. Também contam com design personalizado para fortalecer a identidade visual dos emissores, além de informações relevantes sobre os requisitos atingidos para a conquista da certificação.
Ou seja, o nível de detalhamento e de dados da medalha digital traz inúmeros benefícios, tanto para quem ganha (colaboradores, alunos e clientes) como para quem emite (empresas, universidades corporativas, instituições de ensino e associações). A seguir selecionamos os principais para cada grupo:
1) Principais benefícios para instituições emissoras.
- Dados que garantem rastreabilidade após emissão;
- Marketing através dos compartilhamentos de medalhas nas redes sociais dos ganhadores;
- Fortalecimento da cultura e maior integração das equipes através de badges emitidos em treinamentos e capacitações internas;
- Aumento significativo do engajamento interno;
- Maior presença da marca no universo digital;
- Entidades que investem na capacitação de sua equipe atraem os melhores talentos disponíveis no mercado;
- Redução da burocracia e do desinteresse de capacitações e treinamentos;
- Medalhas digitais são consideradas fatores chave para uma cultura de aprendizado assertiva.
2) Principais benefícios para ganhadores que recebem a medalha:
- Aumento do networking através do compartilhamento nas redes sociais;
- Maior autenticidade das informações que constam no currículo;
- Atrai a atenção de possíveis recrutadores que procuram por talentos em plataformas digitais;
- A cada badge conquistado, a motivação para crescimento profissional aumenta;
- Comprovação de soft skills;
- Histórico de vida acadêmica e profissional disponível em mochila digital.
Quem pode emitir uma medalha digital?
Aqui estão alguns exemplos de quem pode emitir medalha digital:
- Empresas e Empregadores: empresas podem emitir badges para reconhecer as realizações e desempenho acima da média de seus colaboradores. Também é excelente para ações de incentivo para o melhor vendedor do mês, por exemplo.
- Universidades Corporativas: empresas que oferecem treinamento interno muitas vezes usam Open Badges para certificar as habilidades e o desenvolvimento de seus funcionários.
- Instituições de Ensino: escolas, faculdades e universidades podem usar os badges para certificar as habilidades e realizações de seus alunos. Isso pode abranger desde conquistas acadêmicas até habilidades específicas adquiridas durante os estudos.
- Plataformas de Aprendizado Online: plataformas de ensino à distância e cursos online frequentemente emitem badges como forma de certificar a conclusão bem-sucedida de cursos e módulos.
- Eventos e Conferências: organizadores de eventos, conferências e workshops podem emitir badges para os participantes como forma de reconhecer sua participação e aprendizado durante o evento.
- Organizações de Certificação Profissional: organizações que certificam profissionais, como associações de advogados, sociedades médicas e outras, podem emitir badges para indicar que um indivíduo possui uma determinada certificação.
- Organizações Sem Fins Lucrativos: organizações sem fins lucrativos podem emitir os badges para reconhecer o voluntariado, o aprendizado contínuo e outras realizações relevantes para sua missão.
- Comunidades e Grupos de Interesse: grupos da comunidade, clubes, associações profissionais e outros grupos podem usar os badges para reconhecer o envolvimento ativo e as contribuições de seus membros.
É verdade que a medalha digital aumenta a visibilidade da marca?
Ao contrário das certificações tradicionais, as medalhas digitais podem ser facilmente compartilhadas em inúmeras plataformas digitais, gerando engajamento em cada conquista divulgada. E uma das redes mais utilizadas para mostrar essas conquistas é o LinkedIn.
Essa imensa quantidade de usuários oferece às empresas uma oportunidade singular de aumentar a visibilidade e fortalecer a marca através da emissão de medalhas digitais.
Além disso, o compartilhamento de uma nova tecnologia mais segura, que valoriza a conquista dos ganhadores, reforça os valores da marca em relação ao cuidado, respeito e reconhecimento de profissionais e alunos.
Por que a medalha digital é mais segura que o diploma tradicional?
Você provavelmente já deve ter lido sobre golpes e escândalos envolvendo falsificação de diplomas, não é mesmo? Também deve ter visto como esse tipo de crime afeta toda a sociedade, desde organizações que fazem contratações de falsificadores até clientes que ficam nas mãos de profissionais sem conhecimento adequado.
As medalhas digitais utilizam a tecnologia blockchain que garante a unicidade e veracidade de cada certificação, impossibilitando fraudes. Além disso, depois de emitida, ninguém consegue alterar os dados de uma medalha digital.
Ou seja, ao utilizar badges no lugar de certificações tradicionais as empresas evitam esses golpes e escândalos que podem impactar negativamente a lucratividade e a confiança na marca.
Lembre-se de que a emissão da medalha digital geralmente envolve a definição de critérios claros para a conquista do certificado, de modo que os destinatários saibam exatamente o motivo do reconhecimento.
Além disso, é importante que os badges sejam compatíveis com os padrões estabelecidos, por exemplo, o Open Badge da Mozilla. Isso garante sua portabilidade e validade em diferentes contextos.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o poder dessa nova tecnologia que está revolucionando o mercado. Se quiser conferir na prática como é uma medalha digital, os benefícios e como utilizar no seu negócio, é só agendar uma demonstração gratuita com a nossa equipe: