A educação no nosso país sempre passou por altos e baixos. Mas a decisão do MEC de criar um Diploma Digital oficial para universidades e faculdades mostra que a tecnologia, mais uma vez, dita as regras na nossa sociedade.
Neste artigo, vamos falar sobre os certificados digitais, sua estrutura e importância, e tirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Portanto, comecemos pelo básico. O que exatamente é um diploma digital?
O diploma digital nada mais é do que a versão eletrônica do diploma que todos nós conhecemos.
Com ele será possível comprovar a conclusão de um curso de ensino superior de qualquer instituição pública ou privada pertencente ao Sistema Federal de Ensino.
O MEC (Ministério da Educação) permitiu a liberação dos diplomas digitais em 2020, mas foi em 2021 que a novidade começou a se concretizar.
De acordo com o próprio Ministério da Educação, o diploma digital deverá ser o responsável pela diminuição do tempo de espera do aluno pelo seu certificado de conclusão.
A ideia é diminuir a burocracia do processo. Não será preciso ir até a faculdade para buscar o diploma, ou esperar quase 3 meses para colocar as mãos no documento. A espera, com a versão eletrônica, deverá ser de 15 dias.
Outro motivo é a economia das instituições com a impressão dos diplomas. Hoje, o gasto estimado é de quase 400 reais por emissão de diploma físico. Com o diploma digital, esse custo não passará de R$ 90.
Mas, para o mercado de trabalho, o principal motivo dessa mudança é outro. E é algo que você, profissional, gestor ou RH, deve se atentar.
No ano de 2019, foi descoberto um esquema de venda de diplomas falsos no Brasil. Oito Estados estavam envolvidos. Mais de 4 mil casos foram registrados.
O Diploma Digital aparece como alternativa segura de comprovação de conclusão de curso. Assim como nossas medalhas digitais, o novo diploma tem informações criptografadas e protegidas. Isso garante a validade das informações nele contidas, ajudando tanto os profissionais quanto as empresas a escaparem de fraudes.
O relacionamento dentro do mercado de trabalho ganha um importante aliado com os diplomas digitais, que aparecem como forma de agilizar o compartilhamento de informações profissionais em um mundo já tão veloz como o nosso, sem a preocupação de estar sendo enganado.
Cabe aos alunos buscarem a informação junto à instituição de ensino onde estudam ou estudaram.
O MEC tinha previsto que até 2021 todas as universidades e faculdades já estariam prontas para emitir os diplomas digitais. Por isso, se você tem um diploma para ser emitido, aproveite a oportunidade de ter mais esse moderno recurso nas suas mãos.
E lembre-se de acompanhar as notícias sobre o assunto nas redes e meios de contato com sua instituição de ensino.
Mas se você tem outros cursos e certificações e gostaria de saber como emitir versões digitais dos mesmos, nós podemos te ajudar. Mande uma mensagem para nossa equipe.
A Brasil Open Badge está na vanguarda desse assunto, e temos certeza de que, se você também estiver usando os certificados digitais no seu currículo e dia a dia, muitas portas se abrirão.
Vamos conversar?