Retenção de alunos: Como manter o engajamento na instituição de ensino?
A retenção de alunos pode parecer simples para a maioria das pessoas, afinal quem abandonaria um curso no meio do caminho? Mas para gestores, reitores e até mesmo donos de instituição de ensino esse é um desafio diário.
Essa não precisa mais ser a sua realidade. No artigo de hoje você aprenderá os principais desafios e dicas assertivas para manter seus alunos matriculados até a conclusão de seus cursos.
Quais os principais desafios para manter uma boa retenção de alunos?
Hoje em dia os principais obstáculos no caminho até a conclusão de um curso são:
- Problemas pessoais, seja financeiro ou de saúde.
- Dificuldade de acompanhar o conteúdo devido a uma rotina de trabalho, estudo e vida pessoal exigente.
- Falta de um suporte acadêmico, tanto na sala de aula quanto fora.
- Infraestrutura insatisfatória.
- Corpo docente defasado ou retrógrado.
- Grade curricular que não agrega os desafios e funções que o mercado de trabalho exige.
Além disso, podem acontecer problemas relacionados ao tédio ou falta de tecnologia quando se trata de cursos a distância.
5 dicas práticas e assertivas para aumentar a retenção de alunos de sua instituição
1) Invista em suporte ao aluno
Investir em medidas que ofereçam suporte ao aluno é essencial para melhorar o engajamento e a motivação ao longo do curso. Aqui entram ações como criação de mentoria para recuperar conteúdos defasados, criação de um grupo de estudos ou até mesmo um aconselhamento emocional.
Também é interessante criar um canal de atendimento humanizado que realmente escute a necessidade de seus consumidores e as encaminhe para o departamento responsável.
2) Peça feedbacks e sugestões regularmente
Por falar em canal de atendimento, ao pedir feedbacks e sugestões regularmente você consegue obter dados e informações que ajudam a entender de maneira assertiva onde está o erro e como consertá-lo.
Inclusive, ao pedir a opinião de seu corpo estudantil você demonstra que escuta e valoriza suas aflições, assim como, está em busca constante de oferecer o melhor para eles.
3) Aumente a retenção de alunos com o aprimoramento do material didático
Agora um ponto que pode ser considerado delicado é a atualização do material didático ou grade curricular do curso. Para muitos gestores e reitores, se não existem reclamações não há necessidade de mudança.
Porém, com uma evolução tecnológica cada vez mais veloz e o desenvolvimento de novas ferramentas e profissões, o mercado profissional exige revisões e adaptações constantes. Ninguém colocará esforço mental, físico e monetário em uma certificação desatualizada que não trará retorno profissionalmente.
4) Crie medidas de acolhimento e inclusão
Um ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso com todos os alunos e funcionários é essencial para manter o engajamento e encantamento. Por isso, é adequado designar um grupo de profissionais para criar medidas de acolhimento e inclusão, tanto nas atividades estudantis como em ações para o respeito no dia a dia.
Uma dica extra é criar uma pesquisa anônima para compreender a real situação, já que por não precisar de identificação as pessoas se sentem mais seguras para expressar dificuldades ou discriminações.
5) Traga a tecnologia para o dia a dia
Por fim, trazer a tecnologia para o dia a dia é um grande diferencial para engajar e encantar seus alunos. Muitos gestores olham apenas para inovações em ferramentas dentro de sala de aula ou materiais didáticos interativos, porém você também pode implementá-la em suas certificações.
Aliás, ao utilizar open badges como certificação ao invés de diplomas tradicionais você consegue dados importantes para auxiliar em suas avaliações de cursos MEC. Claro, também ajuda a fortalecer a imagem e o nome da instituição nas principais mídias sociais e no mercado de trabalho.
Com essas dicas ficou mais prático superar os desafios para a retenção de talentos em sua instituição, não é verdade? E se você ficou interessado em implementar open badges como certificação é só conversar com um de nossos especialistas para descobrir como podemos te ajudar.