Reconhecimento Profissional: pequenas ações valorizam o colaborador
Reconhecimento Profissional: pequenas ações valorizam o colaborador
13 de novembro de 2019 0

Existe uma crença de que a nova geração de colaboradores precisa de mais reconhecimento profissional.

Essa crença está corretíssima. Neste texto falaremos sobre pequenas ações que valorizam o profissional no dia a dia. 

E também iremos além: mostraremos brevemente como a evolução tecnológica, representada pelas medalhas digitais, pode ajudar neste desafio enfrentado por toda empresa e setor de RH.

Reconhecimento profissional na gestão de pessoas

A área de Recursos Humanos, também conhecida como Gestão de Pessoas, tem importante papel dentro das empresas quando o assunto são ações para reconhecimento profissional.

Você, gestor, líder ou profissional de RH, talvez tenha sentido alguma dificuldade para encontrar novas formas de valorizar sua equipe. E é com isso que esperamos ajudar neste post.

Afinal, todo colaborador é importante para o funcionamento da empresa onde trabalha. E ter uma cultura de feedback que mostra isso todos os dias para os colaboradores é essencial. Vamos ver, então, pequenas (porém grandes) ações que valorizam o colaborador.

Confira também: A importância do desenvolvimento profissional

Dê os parabéns por uma conquista

É simples. É rápido. E pode fazer toda a diferença para um profissional que está começando a ficar desmotivado.

Desde pequenos nós recebemos elogios. Quando crescemos, isso não muda. E fica claro que, no ambiente de trabalho, focar apenas em críticas negativas não ajuda ninguém. Portanto, sempre que um colaborador atingir uma meta, resolver um problema, tiver sucesso em alguma empreitada, dê os parabéns.

É o jeito mais humano de reconhecer o outro, e, se exercido diariamente, em todos os níveis, pode ajudar a manter um colaborador motivado.

As conquistas pessoais

Seres humanos têm a necessidade de realizar conquistas profissionais e pessoais. E muitas delas estão totalmente conectadas.

O RH também pode usar estas conquistas pessoais como reconhecimento profissional. Se ao se casar e voltar da lua de mel, um profissional recebe um presente comprado pela equipe, ele se sente parte daquele grupo. Respeitado e lembrado e valorizado.

Imagine ter filhos e ser lembrado por isso pela empresa. Mimos de dia das crianças funcionam muito bem, assim como bolos de aniversário no dia de comemorar com a equipe.

Sendo assim, reconheça estas pequenas conquistas. Um profissional de bem com a vida e com o trabalho produz mais, e fica mais tempo na empresa.

Flexibilidade de horário também faz parte da estratégia

Esta dica acaba se ligando completamente com a vida pessoal do colaborador.

Todos nós temos a sensação de que a vida é corrida. De que estamos sem tempo para cuidar da saúde, curtir a família, fazer coisas de que gostamos. Independentemente do cargo que o profissional ocupe, temos que concordar que o tempo é o bem mais escasso da nossa geração.

Portanto, uma empresa que sabe ser flexível quando um colaborador precisa ir ao médico, acordou indisposto, ou pede uma hora de uma sexta-feira para sair mais cedo e viajar, sai na frente quando o assunto é reconhecimento profissional.

Nós passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que dormindo hoje em dia. E a gestão de pessoas deve levar isso em consideração toda vez que um profissional precisa de flexibilidade para cuidar de outros assuntos importantes.

Crie programas de reconhecimento profissional

Isso pode ser feito através de metas a serem alcançadas, bonificação monetária, cursos em universidades corporativas… ou tudo isso junto!

Ao dar benefícios além do salário mensal, a empresa mostra que valoriza o profissional. Ao criar cursos internos para desenvolvimento dos colaboradores, por exemplo, a empresa estará mantendo a mão de obra especializada, feliz e cada vez mais preparada para as mudanças do mercado.

A produtividade aumenta, pois o profissional estará mais preparado. E você ainda pode usar as medalhas digitais para valorizar ainda mais este profissional.

As medalhas digitais como diferencial

O próprio nome das medalhas já mostra como elas podem ser importantes. Um atleta ganha uma medalha ao subir ao pódio. E a sensação do colaborador deve ser esta ao completar um curso da universidade corporativa, por exemplo.

As medalhas digitais estão na vanguarda da tecnologia de gestão de pessoas. Tanto o profissional que chega na empresa quanto os que já se encontram lá dentro podem usar as medalhas para atestar suas habilidades e conquistas. E este é um meio rápido, seguro e tecnológico de compartilhar reconhecimentos.

Os open badges, como são conhecidas as medalhas, podem ser compartilhadas dentro e fora da empresa, nas redes sociais, criando um vínculo ainda mais forte com o colaborador e favorecendo o networking.

Quer saber como as medalhas digitais podem ajudar você e sua empresa na gestão de pessoas?

Nos chame para conversar. Nossa equipe está preparada para conhecer seu negócio, focar no caso da sua empresa e resolver o problema da maneira mais tecnológica e moderna possível.

Se você tiver interesse em saber mais sobre o papel das medalhas digitais no reconhecimento profissional, clique aqui para conversarmos!

Um futuro de sucesso na gestão de pessoas só depende de você.

Outros conteúdos que você também vai gostar:

RH Digital: medalhas digitais na gestão de pessoas

4 benefícios das medalhas digitais para a sua empresa

Deixa um comentário