Você sabe o que são hard skills?
As hard skills são habilidades quantificáveis de um profissional. E elas estão presentes no mercado de trabalho há muito tempo.Com este artigo, esperamos explicar pra você o que são essas habilidades e mostrar como elas são importantes para sua carreira ou para um candidato a uma vaga na sua empresa.Vamos começar então com o básico.
O que são hard skills
As skills são habilidades quantificáveis que um profissional apresenta. Ou seja, o RH ou gestor pode saber de modo prático quais e quantas habilidades um candidato tem para se encaixar em uma vaga.Essas habilidades são, geralmente, aprendidas em aulas, livros e treinamentos. Por isso a facilidade em contabilizá-las: elas aparecem no mercado de trabalho como diplomas, certificados e medalhas digitais.As habilidades técnicas, como são conhecidas as hard skills, são a base para o currículo de um candidato. A nossa formação, antigos cargos e habilidades usadas nestes trabalhos anteriores são bons exemplos. Mas você sabe qual é a diferença entre hard skill e soft skill?Soft Skills x Hard Skills
Se as hard skills são técnicas e facilmente quantificáveis, as soft skills são o oposto delas.Subjetivas e qualificáveis, as soft skills são habilidades comportamentais, pessoais e emocionais. Daí vem a dificuldade em medi-las.Antes era impossível de medir o quanto uma pessoa colabora em uma equipe. Ou se a comunicação do candidato é eficiente. Mas com as medalhas digitais, isso ficou mais fácil.Ao exemplo das soft skills, as hard skills também podem ser comprovadas por meio de certificados. E estes precisam ser de confiança e passar toda a segurança de informação ao RH ou gestor que usará o certificado para comprovar a habilidade de um candidato, mesmo que essa habilidade seja técnica.Exemplos de hard skills
Como dissemos, as habilidades técnicas são fáceis de medir e muitas vezes aprendidas em salas de aula durante a nossa vida. Afinal, nunca paramos de aprender.Dentre os exemplos mais comuns de hard skills quantificáveis em certificados estão:- Graduação ou certificado: o famoso diploma que nos abre portas até hoje. Sozinho, está cada vez mais ultrapassado. Mas acompanhado de especializações e respectivas certificações, ainda tem seu lugar de importância na escolha do candidato.
- Proficiência em língua estrangeira: outra skill que parece tão comum no mercado competitivo de hoje, mas que sempre precisa estar acompanhada de uma comprovação oficial de um curso ou escola.
- Programação: uma das habilidades técnicas mais modernas e necessárias atualmente. Uma medalha digital emitida por uma gigante de tecnologia, por exemplo, pode ser um diferencial no currículo.
- Operação de Máquina: o mundo está tecnológico. Mas o ser humano ainda controla máquinas. E quanto mais difíceis de se operar, mais estas máquinas exigem um certificado válido.